Nos dias 30 de novembro, 2, 4 e 7 dezembro acontecerá a Semana da Astronomia, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O evento, que é uma parceria entre a Estação Cabo Branco e a Associação Paraibana de Astronomia (APA) é comemorativo ao Dia Nacional da Astronomia e do astrônomo, profissional que atua na área. A entrada é aberta ao público de todas as idades.
A Semana tem início no domingo (30), a partir das 15h, com palestra sobre o sol, ministrada pelo professor de astronomia Marcos Jerônimo. A solenidade de abertura será às 17h, com apresentação sobre o Dia Nacional da Astronomia por Tomaz Passamani.
Às 17h30 haverá palestra sobre a lua com Marcelo Zurita e logo após, serão disponibilizados telescópios e lunetas para observação no Terraço Panorâmico da Torre Mirante. Lembrando apenas aos participantes que as observações dependem das condições climáticas do dia.
O professor de Astronomia, Marcos Jerônimo, explicou que a data é comemorada em todo o País e por todas as instituições que trabalham com astronomia. “O objetivo é a divulgação cada vez maior da ciência astronômica”, lembrou.
A data comemorativa ao dia é terça-feira (2), onde haverá observação solar à tarde, a partir das 16h30, com o professor José Rodrigues que falará sobre as estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). Na quinta-feira (4), a observação solar será à tarde, a partir das 15h, e logo após palestra com o astrônomo Paulo Vamberto.
O evento comemorativo se encerra no domingo (7), com observações do sol e palestras com Tomaz Passamani, Marcelo Zurita e Marcos Jerônimo. Confira abaixo a programação detalhada do evento.
Astronomia no Brasil – No Brasil a astronomia foi incentivada pelo imperador Dom Pedro II, que segundo o professor Marcos Jerônimo, foi um grande incentivador da astronomia nacional. Segundo o censo realizado pela Sociedade Astronômica Brasileira, em maio de 2011, havia 340 doutores em Astronomia atuando como pesquisadores no País.
Na Paraíba, a divulgação da ciência é realizada pela Associação Paraibana de Astronomia (APA), pelo Núcleo de Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA), com o objetivo de dar suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de astronomia no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Em João Pessoa, as atividades de astronomia acontecem na Estação Cabo Branco, no Altiplano. No local o público encontra o Laboratório de Astronomia, localizado no primeiro pavimento da Torre Mirante, que conta com um planetário inflável onde são exibidos filmes sobre os astros e recebe a visita de turistas, estudantes, professores interessados em astronomia. Existem ainda observações astronômicas da lua e dos astros conduzida pelo professor Marcos Jerônimo, nas terças e quintas (escolas agendadas) e domingos (aberto ao público). As observações acontecem entre 18h30 e 20h30 e dependem das condições climáticas para acontecerem. A entrada é aberta ao público.

Nenhum comentário:
Postar um comentário