Publicidade

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Em João Pessoa, seminário internacional aborda temas ligados à diversidade sexual e direitos civis


Teve início na terça-feira (11), o 1º Seminário Internacional de Diversidade Sexual - Cidadania e Direitos, evento que trata da questão LGBT sob o ponto de vista teórico, acadêmico e jurídico. A solenidade de abertura aconteceu no início da noite, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, e contou com a presença de representantes do movimento LGBT, OAB - PB, governo do estado e município.

Durante a palestra inaugural, Germán Rincón, advogado colombiano especialista em direitos civis LGBT na América Latina, falou sobre o panorama geral do direito LGBT na atualidade.

Carlos Magno, presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ALGBT), ressaltou a importância do evento no cenário nacional. "Nada melhor do que um encontro dessa magnitude para discutir e debater saídas para a questão LGBT, trocando ideias e fazendo intercâmbio com pessoas de todo o país".

Para João Nery, primeiro brasileiro a realizar uma cirurgia de mudança de sexo (ainda nos anos 70), esse é um importante espaço de visibilidade de um movimento tão discriminado e pouco reconhecido, sobretudo os transexuais e as travestis. "Essa parcela da população não tem cidadania, já que o nome social não passa de um nome fantasia, além de não serem respeitados nem no proprio sistema único de saúde".



O seminário começou na  manhã da terça com oficinas e palestras. A programação segue nesta quarta-feira (12) com discussões abordando temas sobre educação, direitos e diversidade, e recebe convidados de renome nacional, a exemplo de Rogério Junqueira, que faz parte da Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); e João W. Nery, considerado o primeiro transexual do país.

Durante a tarde, acontecem apresentações e exposições dos trabalhos acadêmicos, além da Mostra de Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário