Publicidade

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Quatro paraibanos concorrem à etapa nacional do Desafio Universitário Empreendedor

Quatro estudantes vão representar a Paraíba no Desafio Universitário Empreendedor, a partir desta sexta-feira (28), em Brasília. A premiação nacional acontecerá no dia 2, às 19h, na sede do Sebrae Nacional. Danilo Medeiros (UFCG de Sousa), José Renan Lacerda Braga (UFCG Sousa), Railson Batista Tavares (Universidade Estácio de Sá, São José de Piranhas) e José Carlos de Sousa (Faculdade Santa Maria, Cajazeiras) foram os vencedores da etapa estadual e reconhecidos em solenidade realizada no dia 19 de novembro. O Desafio é uma das ferramentas do Sebrae para desenvolver a capacidade empreendedora de quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho.

“O Desafio não é apenas uma competição entre universitários. Ele é uma ação de educação empreendedora e que estimula a competitividade. Nas atividades realizadas durante o desafio, são disponibilizados cursos e jogos que ensinam sobre liderança, proatividade, gestão de negócios, dentre outros temas”, destacou a gestora do projeto no Sebrae Paraíba, Maria José Menezes.

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, destacou a importância da parceria entre as instituições de ensino e o Sebrae. “A UFCG já faz muito bem ensino, pesquisa e extensão. Mas precisamos interagir mais com o mercado, dialogar com outras instituições. O Desafio Universitário é um dos espaços para que nossos alunos utilizem o que o Sebrae tem a oferecer e conheçam mais o mercado”, disse o reitor.


Os quatro alunos que venceram a etapa estadual receberam como premiação um smartphone, um troféu e a viagem para Brasília. Os professores orientadores que divulgam o Desafio também foram premiados. Janeide Albuquerque Cavalcanti, professora da UFCG, foi a mais indicada pelos alunos em todo o Estado e também recebeu um smartphone e um troféu. Já os professores Wendell de Almeida Lacerda foi indicado pela faculdade Santa Maria e o professor Geraldo Alves de Lima foi o indicado pela Universidade Estácio de Sá. A UFCG foi a instituição de ensino superior da Paraíba que mais inscreveu alunos no Desafio e também recebeu um troféu.

Para o estudante Danilo Medeiros, que participa pela terceira vez da etapa nacional, o grande diferencial para ter sucesso na competição é a dedicação. “Com o jogo temos noções de como empreender, como administrar o próprio negócio. Aprendemos muito, pois participamos de cursos e jogos”, disse Danilo, aluno do 10o período do curso de Direito da UFCG, na cidade de Sousa.

Os primeiros lugares da etapa nacional receberão um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Durante o Desafio Universitário, os estudantes participarão de jogos na internet, cursos, disciplina que ensina conceitos de empreendedorismo da Universidade e bate-papo com especialistas que tratam de noções de marketing, fluxo de caixa, recursos humanos e liderança. Cada uma dessas ações tem uma pontuação específica e quem acumula mais pontos se consagra vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário