Publicidade

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Prefeito destaca sucesso do II Festival Internacional de Música clássica e garante 3ª edição em 2015

O prefeito Luciano Cartaxo, acompanhado da primeira-dama, Maísa Cartaxo, prestigiou, no final da tarde de sábado (6), o concerto de encerramento do II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa. Na ocasião, o gestor destacou o sucesso do evento, que teve início no último domingo (1), e assegurou a realização da 3ª edição, no ano de 2015.

“Este é um evento que veio para ficar e é por isso que asseguro a realização de sua 3ª edição em 2015”, declarou Luciano Cartaxo. “O Festival de Música Clássica foi abraçado pela população de João Pessoa e uma prova disso são os concertos sempre lotados. Conseguimos quebrar a barreira que existia em relação à música clássica, de que se tratava de um gênero elitizado. Este é um festival que tem a cara da cidade de João Pessoa e que terá uma vida longa”, complementou.

O concerto de encerramento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa, sob a regência do maestro Isaac Karabtchewsky. O público que lotou o Espaço Cultural José Lins do Rêgo pôde acompanhar a performance de peças renomadas como a abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes e Prelúdio de Bachianas nº 4, de Villa-Lobos.



O programa ainda contou com obras como Leonora, Abertura nº 3, de Beethowen; Elegia, de Tarcísio Burity; Valsa do Imperador, de J. Strauss Jr.; e a abertura de “Romeu e Julieta”, de Tchaikowsky. “Foi um prazer trabalhar com esta orquestra que descobri durante o festival, a qual nunca havia regido. Descobri um grupo jovem, com enorme potencialidade e destinado a um futuro garantido no cenário musical brasileiro”, afirmou o maestro.

O II Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa contou com a presença de 20 dos músicos clássicos da atualidade, representando 12 países. Eles apresentaram as grandes obras da música erudita em 22 concertos que tiveram como cenário as igrejas históricas da Capital, ou espaços voltados para a cultura, como o Espaço Cultural, palco dos concertos de abertura e encerramento.

Isaac Karabtchewsky encerra II Festival Internacional de Música Clássica e emociona público

Os concertos da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e da Banda 5 de Agosto coroaram neste sábado (06), o encerramento do II Festival Internacional de Música Clássica na Capital Paraibana. A participação especial do maestro Isaac Karabtchewsky emocionou o público que compareceu ao último dia de apresentações. O evento, que reuniu durante toda a semana renomados músicos nacionais e internacionais, atraiu segundo a estimativa da organização, pelo menos 30 mil visitantes durante os 22 concertos realizados.

O festival é uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com patrocínio do BNDES, e tem se destacado em todo o país pela valorização da cultura, conquistando espaço no calendário da música clássica brasileira. "O festival criou raízes na cidade e cada vez mais estaremos apostando neste tipo de evento que valoriza a cultura e é oferecido de forma gratuita à população", ressaltou o prefeito Luciano Cartaxo.

No último dia das apresentações, o primeiro concerto teve início às 14h30, na Igreja da Misericórdia. A Banda 5 de Agosto, sob a regência do maestro adjunto Rogério Borges, abriu a programação do encerramento do festival, com uma composição datada de 1822, composta por Franz Schubert: ‘Sinfonia Inacabada’.

Para a dona de casa, Maria Tereza Nunes, poder acompanhar os concertos do festival foi uma experiência incrível. "Serão momentos que jamais esquecerei, nunca imaginei que iria ver e ouvir de tão perto  apresentações tão grandiosas. É a música clássica ao alcance de todos".

Dando sequência e finalizando a programação do II Festival Internacional de Música Clássica, na Praça do Povo do Espaço Cultura José Lins do Rêgo, a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, regida pelo renomado maestro Isaac Karabtchewsky, apresentou clássicos como a abertura da ópera “O Guarani” de Carlos Gomes, “Prelúdio da Bachiana nº 4” de Villa-Lobos e “Leonora nº 3” de Beethoven. Grande homenageado do festival, Karabtchewsky veio à Paraíba após uma temporada da ópera “Madame Butterfly” no Rio de Janeiro.

O maestro sentiu-se gratificado em poder retornar à Joao Pessoa e ser homenageado. "É um evento importantíssimo, que preenche uma lacuna no Nordeste, no que diz respeito às manifestações culturais. Fico muito feliz em estar aqui e reger a orquestra da cidade".

Durante esta segunda edição do evento, músicos de países como Japão, Israel, Itália, Estados Unidos, França, Suíça, Holanda, Ucrânia e Argentina trocaram experiências com os brasileiros, durante as apresentações que ocorreram tanto no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, quanto na Igreja da Misericórdia, na Primeira Igreja Batista, na Igreja do Carmo, Igreja São Francisco e no Mosteiro de São Bento.

De 30 de novembro a 06 de dezembro, o II Festival Internacional de Música Clássica promoveu 22 concertos. Sucesso de público e críticas ele já gera expectativas para terceira edição a ser realizada em 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário