O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Durval Ferreira (PP), reuniu-se com os vereadores pessoenses, na manhã desta segunda-feira (23), para tratar da composição das quatro Comissões Permanentes e de outras questões administrativas relativas aos trabalhos da Casa Napoleão Laureano em 2015. Na ocasião, o chefe do Legislativo Municipal informou que até o fim desta semana as mudanças serão anunciadas.
Durval Ferreira adiantou que pretende definir, com os demais 26 parlamentares da Casa, os integrantes e os presidentes das atuais Comissões Permanentes (que são: de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa; de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública; de Cidadania, Direitos Humanos e Defesa do Consumidor; e de Políticas Públicas), as quais foram reduzidas, no ano passado, após reestruturação e reagrupamento por temas.
O presidente também adiantou que estão previstas algumas modificações no Regimento Interno da Casa. “Serão pequenas mudanças que julgamos necessárias, em ambas as questões não será nada muito radical”, afirmou.
Além disso, Durval Ferreira disse que pretendia conversar com os vereadores para recomendar que se evitem debates políticos referentes às eleições municipais do próximo ano. “A Mesa Diretora não vai aceitar discussões acaloradas de antecipação das eleições. Estamos nesta Casa para trazer debates relevantes e votar projetos que dizem respeito ao bem-estar da população da Capital, e é isso que pretendemos garantir”, observou.
Entre os vereadores presentes no início da reunião ocorrida na Sala da Presidência, estiveram: Benilton Lucena (PT), Bosquinho (DEM), Chico do Sindicato (PP), Eliza Virgínia (PSDB), Fuba (PT), João dos Santos (PR), Lucas de Brito (DEM), Marco Antônio (PPS), Marmuthe, Professor Gabriel (SD), Raoni Mendes (PDT), Santino (PT do B), Sérgio da SAC (PSL) e Zezinho Botafogo (PSB).
CMJP homenageia a Ordem DeMolay
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta segunda-feira (23), uma sessão especial em homenagem ao Dia da Ordem DeMolay, entidade pertencente à Maçonaria que agrega jovens com idade entre 12 e 21 anos. O propositor da celebração foi o vereador Bira (PT). O Dia da Ordem DeMolay é comemorado, em âmbito nacional, estadual e municipal, anualmente em 18 de março.
Compuseram a mesa dos trabalho além do propositor da sessão, o deputado federal Raniery Paulino (PMDB), o deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN); o Grande Tesoureiro Nacional Adjunto da Ordem DeMolay, Edgley Lívio Bezerra da Silva; Grande Mestre do Grande Conselho da Paraíba, Gildemberg Severino dos Santos; Grande Mestre do Grande Capítulo da Paraíba, Ednaldo Queiroga; e o representante do Grão Mestre da Grande Loja da Paraíba, Marcelo Trigueiro.
O vereador Bira falou que existem grandes desafios para formar cidadãos e para evitar a degradação dos valores humanos. “Muitas vezes os jovens não conseguem encontrar entidades que façam trabalhos significativos voltados para a formação dos seus valores. Esses jovens dão um grande passo em sua formação ao se envolverem na Ordem DeMolay, que tanto contribui na construção do caráter de cada cidadão envolvido com os seus princípios”, justificou o vereador que desejou que o trabalho da Ordem, de formar cidadãos, continue a repercutir cada vez mais por todo o país.
Bira fez uma breve explanação, lembrando que a Ordem DeMolay é uma organização fundada em 18 de março de 1919, nos Estados Unidos, e possui cerca de quatro milhões de membros em todo o mundo, sendo mais de 200 mil no Brasil. Na Paraíba, a Ordem tem crescido gradativamente, com atuação há mais de 30 anos, ensinando aos jovens princípios como o amor, o companheirismo, a fraternidade, a honestidade e a pureza. São mais de 2.200 membros, no Estado, divididos em 25 Capítulos (organizações), em 24 cidades, distribuídos do Sertão ao Litoral, do Cariri ao Curimataú.
Já o deputado Estadual Janduhy Carneiro afirmou que a Ordem DeMolay é a maior organização juvenil do mundo, de fins filosóficos, filantrópicos, e sem fins lucrativos, já tendo iniciado desde de sua origem, mais de 2,5 milhões de jovens. Trabalha alicerçada na máxima de que “educando-se o jovem estaremos nos eximindo da tarefa de ter que castigar o adulto”. Ainda de acordo com ele, a Ordem não tem a pretensão e não deseja tomar o lugar do Lar, da Igreja ou da Escola nessa busca do aperfeiçoamento do jovem, mas coadjuvá-lo com um programa de ensinamentos, visando uma boa cidadania à seus membros.
Os membros da Ordem, que tiveram a palavra, fizeram explanações ressaltando os seus principais valores e ideais. “Com espírito de fidelidade, liderança, responsabilidade e busca de um ideal, na busca de um mundo mais digno e justo para todos, sem distinções, a Ordem DeMolay trabalha os valores e virtudes de seus membros”, enfatizou Edgley Bezerra.
Os princípios da Ordem são baseados em sete virtudes: o amor filial, a reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. “Um DeMolay respeita Deus acima de tudo, honra todas as mulheres, ama e honra seus pais, é honesto, é leal a ideais e amigos, executa trabalhos honestos, é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos. A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança”, afirmou Gildemberg Severino que presenteou os membros da mesa com diplomas de agradecimento.
Atualmente a Ordem DeMolay está presente em 13 países dos quais podemos destacar Brasil, Estados Unidos, Austrália, Japão, Itália e Alemanha e outros países desejam implantar a Ordem como Inglaterra, França, Índia e Noruega. Além dos Estados Unidos mais 5 países tem Supremo Conselho próprio incluindo o Brasil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário