José Aldemir explica que foi exposto ao presidente Ricardo Porto a realidade da cidade em função da carência de magistrado na comarca. “Mesmo com o inegável empenho daqueles que compõem o Tribunal de Justiça da Paraíba, estamos solicitando que seja designado provisoriamente um magistrado para o município”, disse o deputado. “Uiraúna está acéfala de juízes e promotores, tanto do poder judiciário, quanto do Ministério Público”, completou o parlamentar.
Ainda segundo o deputado estadual, o magistrado e o promotor designados comparecem apenas uma vez por semana na comarca de Uiraúna. “Atendendo nossa solicitação, mesmo com a defasagem de mais de 60 juízes magistrados para atender todas as comarcas da Paraíba, o desembargador José Ricardo Porto determinou e já designou dois juízes substitutos para que se façam presentes ao menos três dias da semana naquela comarca”, comemorou José Aldemir.
O presidente Ricardo Porto considerou pertinente a preocupação de José Aldemir quanto à presença de um juiz na cidade e ressaltou que a carência de magistrados é uma realidade no Estado, mas que o Tribunal tem tomado medidas para enfrentar o problema, a exemplo do lançamento do edital para concurso de Juiz de Direito. “Temos consciência da falta de juízes no Estado, mas o Tribunal tem adotado medidas para minimizar a questão, deslocando juízes de uma cidade para outra, ao menos uma ou duas vezes por semana, para atender o jurisdicionado de comarcas que ainda não tem magistrado”, informou. “No caso específico de Uiraúna, providências serão tomadas de imediato para não deixar descoberto o jurisdicionado daquele município. Determinamos ao juiz-auxiliar Carlos Neves da Franca que tome providência no sentido de enviar à cidade juízes substitutos para atender aquela comarca, semanalmente”, completou.
Após a audiência no Tribunal de Justiça da Paraíba, a comitiva se reuniu no Ministério Público da Paraíba com o procurador geral do Estado, Bertrand Asfora, que acompanhando a decisão do Tribunal de Justiça, também assegurou a presença de um promotor público no município.

Nenhum comentário:
Postar um comentário