Publicidade

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Profissionais da imprensa representam o Estado na etapa nacional do Prêmio Sebrae de jornalismo

O Sebrae Paraíba reconheceu e premiou, na noite desta quinta-feira (14), os profissionais que melhor abordaram o tema do empreendedorismo e pequenos negócios em reportagens e imagens jornalísticas. Os primeiros lugares em cinco categorias (jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e imagem), receberam troféus, uma viagem para conhecer o Centro de Sustentabilidade do Sebrae e a Chapada dos Guimarães (Cuiabá/MT) e ainda irão representar a Paraíba na etapa nacional da premiação, que acontece no dia 10 de junho, em Brasília.

Os primeiros colocados em cada categoria foram: Bárbara Wanderley (impresso – Jornal da Paraíba), Hebert Araújo (radiojornalismo – rádio CBN), Zuíla David (telejornalismo – TV Cabo Branco), Rafaela Gambarra (webjornalismo – Jornal da Paraíba Online) e Asafe Pacheco (imagem – TV Correio). Os segundos e terceiros lugares de cada categoria foram agraciados com certificados.

Nesta sétima edição do prêmio, foram inscritos na Paraíba 72 trabalhos nas cinco categorias. Em todo o país, foram inscritos 1.302 trabalhos, sendo 363 na região Nordeste. Além da premiação estadual, os primeiros colocados concorrem, nacionalmente, a prêmios que totalizam R$90 mil, sendo R$15 mil para cada categoria, além do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo.



O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, destacou a importância da imprensa e o papel fundamental que ela exerce para a formação da cidadania. “Esta premiação é um reconhecimento ao papel da imprensa paraibana que tanto contribui para o processo de construção de um novo país”, afirmou o superintendente.

O analista de comunicação da Energisa, Fábio Medeiros, também valorizou o papel da imprensa. “´É uma honra para nós da Energisa realizarmos esta premiação aqui na Usina Cultural. Temos um compromisso cm a sociedade e sem a imprensa não teríamos o feedback do que fazemos. Estamos de portas abertas para realizarmos eventos como este”, afirmou.

A cerimônia de premiação contou também com a performance do ator Tiago Rodrigues, que interpreta o personagem “Dom Quixote Literário”. Com sensibilidade e poesia, o ator falou sobre o trabalho do jornalista. Tiago é um dos exemplos da prática da economia criativa como oportunidade de negócio.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae Nacional, com curadoria e promoção da revista e portal Imprensa, para premiar as melhores matérias veiculadas na imprensa brasileira sobre os pequenos negócios. A cerimônia estadual de premiação contou com o apoio da Usina Cultural Energisa.

Homenagem à API

A primeira mulher a presidir a Associação Paraibana de Imprensa (API), a jornalista Marcela Sitônio, foi uma das homenageadas da noite. Emocionada, ela ressaltou a importância da premiação e a honra em fazer parte da comissão julgadora. “Confesso que fiquei surpresa com a alta qualidade do material inscrito. Foi muito difícil fazer o julgamento dos trabalhos. Esta premiação é uma das formas de estimular o jornalismo de qualidade em um tempo tão difícil de desvalorização da nossa profissão”, disse Marcela.

Ela também acrescentou que o Sebrae tem contribuído para valorizar histórias e dados positivos da Paraíba, através da imprensa, e também do trabalho que desenvolve junto aos pequenos negócios. “O Sebrae dá visibilidade aos pequenos empreendedores e contribui para que nosso Estado cresça. Agradeço de coração o convite para participar deste momento”, concluiu.

Empreendedorismo como pauta

A cerimônia de premiação contou também com a presença da editora do site “Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN)”, Priscila Zuini, que bateu um papo com a gerente da Unidade de Comunicação do Sebrae, Renata Câmara, sobre o empreendedorismo como pauta jornalística. “Este ano, além de reconhecermos os profissionais paraibanos, promovemos um debate bacana sobre um tema que vem tomando cada vez mais espaço na mídia, com abordagens diferentes e interessantes”, disse Renata Câmara.

Priscila falou da satisfação em conversar com os colegas de profissão e destacou o trabalho pioneiro do sistema PEGN em dar visibilidade ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Ela também falou sobre os desafios que os jornalistas têm a enfrentar na profissão e sobre a tão alardeada crise econômica divulgada pela mídia. “O que se torna pauta na PEGN é o que interessa ao leitor, obviamente. Mas também procuramos divulgar aquilo que motiva, que inspira, que faz o empreendedor crescer. Às vezes é na crise que surgem as oportunidades de negócio. Tem muita coisa boa para ser feita. É preciso manter o otimismo mesmo em momentos difíceis”, disse.

Questionada por Renata Câmara sobre como ela vê o cenário de mudanças para a profissão do jornalismo, Priscila destacou que é preciso que o profissional esteja atento e não tenha preconceito aos diversos tipos de mídia. “Temos que entender como funciona o impresso, o online, a TV, as tecnologias.. é preciso saber se adaptar. E, apesar de tudo estar acontecendo muito rápido na comunicação, é fundamental não ser superficial. Para isso, temos que nos especializar e estudar”, completou a jornalista.

VENCEDORES DO PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO – ETAPA ESTADUAL

Jornalismo Impresso

Primeiro Lugar

Da informalidade para negócio bem-sucedido - Bárbara Wanderley (Jornal da Paraíba)

Segundo lugar

Águas que abrem caminhos - Flávia Lopes (Revista Nordeste)

Terceiro Lugar

Jovens buscam empreender - Eber Azevedo de Freitas (Jornal da Paraíba)

Radiojornalismo

Primeiro Lugar

Transformação orgânica – Hebert Araújo (Rádio CBN)

Segundo Lugar

Série Negócios Criativos - Wendell Rodrigues (rádio Jovem Pan)

Terceiro Lugar

O ouro líquido do Sertão - Mislene dos Santos (98 FM - Correio Sat)

Telejornalismo

Primeiro Lugar

Empreendedores movimentam a economia criativa na Paraíba - Zuila David (TV Cabo Branco)

Segundo lugar

Série Valores do Campo - Wendell Rodrigues (TV Correio)

Terceiro lugar

Cozinha Verde - Larissa Pereira (TV Cabo Branco)

Internet

Primeiro Lugar

Cariri de ouro: histórias de quem ignora o estigma da seca - Rafaela Gambarra (Jornal da Paraíba online)

Segundo lugar

Empreendedores de sucesso apontam erros que podem arruinar o negócio - Valéria Sinésio (Jornal da Paraíba online)

Terceiro Lugar

Longevidade: o eterno prazer de trabalhar e aprender - Fábio Bandeira de Melo (Portal administradores)

Imagem

Primeiro lugar

Série Valores do Campo - Asafe Pacheco (TV Correio)

Segundo lugar

Águas que abrem caminhos - Ricardo Puppe (Revista Nordeste)

Terceiro lugar

As Flores de Pilões - Volney Andrade (TV Cabo Branco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário