Publicidade

sábado, 16 de maio de 2015

União da bancada paraibana marca encontro em defesa da Zona Franca do Semiárido

A audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira(15), na cidade de Cajazeiras, foi marcada pela união da bancada de parlamentares da Paraíba em torno da criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, fruto  da Proposta de Emenda Constitucional - PEC 19, que deve beneficiar, após a sua efetiva implantação,  mas de 300 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Piauí.

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) que também representou os senadores José Maranhão e Raimundo Lira, ambos do PMDB, declarou que estava ali para apoiar incondicionalmente a criação deste importante mecanismo de desenvolvimento regional. Cássio reafirmou que não está escrito em nenhum lugar que a Paraíba tenha que permanecer abaixo de outros estados e que a PEC 19 vai significar a definitiva libertação econômica da vasta região semiárida nordestina.



O senador destacou ainda a iniciativa do então senador Wilson Santiago pela criação original do projeto e o deputado Wilson Filho pela manutenção do trabalho iniciado pelo seu pai. Vários oradores fizeram questão de destacar a unidade política em torno deste projeto. Também participaram do manifesto em prol da Zona Franca do Semiárido organizado pelo vice prefeito de Cajazeiras, Junior Araujo, os prefeitos de Cajazeiras, Denise Oliveira; de Sousa, André Gadelha; de Pombal, Pollyanna Dutra; de Santa Luzia, José Aldemir; Soledade, José Bento Leite; e São Bento, Gemilton Souza. Também marcaram presença o deputado federal Efraim Filho, e os deputados estaduais paraibanos José Aldemir, Jeová Campos, Branco Mendes, Galego Sousa, Renato Gadelha, Nabor Wanderley, Janduhy Carneiro, Charles Camaraense; e também Bruno Roberto (representando Caio e Wellington Roberto).

No encontro foi feita uma apresentação que mostrou as desigualdades que vive a região, pois o Produto Interno Bruto do Semiárido corresponde a aproximadamente um terço do nordestino, "além das desigualdades regionais, é preocupante a desigualdade infra-regional pois temos dois nordestes, um que fica situado na faixa úmida, que apesar dos problemas sociais, cresce economicamente e o nordeste do semiárido que enfrente severos problemas econômicos e que enfrentam um verdadeiro colapso no abastecimento de água", acrescentou Cássio.

O Semiárido tem uma área de mais de 981 mil quilômetros quadrados, e uma população superior a 22 milhões de habitantes. Partindo dessa realidade, de acordo com o manifesto,  além  o impacto e econômico seria algo concreto através dos benefícios fiscais, também fomentaria a geração de emprego e renda nessa região evitando o êxodo da população.

A estratégia de escolher a cidade de Cajazeiras para ser  o centro da Zona Franca do Semiárido Nordestino,  se justifica, por estar melhor localizada geograficamente dentro da área que corresponde aos municípios do semiárido dos seis estados que devem ser beneficiados excelente logística, o que sem dúvida, contribuirá para o sucesso da criação da nova Zona Franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário