De acordo com o Censo Demográfico 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem em João Pessoa 132.573 jovens entre 14 e 24 anos. Neste sábado, 15, aconteceram na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os debates dos Grupos Temáticos (GTs) da 3ª Conferência Municipal de Juventude – As várias formas de mudar o Brasil, e entre os coordenadores dos GTs estava o vereador Fuba (PT).
Por causa da sua produção cultural na Capital paraibana, que envolve a música, poesia e literatura, e sua trajetória política, Fuba foi convidado pela Sejer / Coordenadoria de Juventude para estar à frente do Grupo Temático “Direito à Cultura”. “Foi um grande prazer receber o convite para participar da Conferência Municipal de Juventude, e principalmente neste GT. Estivemos aqui para enriquecer o debate, ouvir as demandas da juventude, e colocar o que a gestão municipal está fazendo pela juventude da nossa cidade”, destacou.
O GT “Direito à Cultura” contou com uma boa participação dos inscritos na Conferência, e reuniu representantes da Capoeira, Hip Hop, Centro Cultural Piollin, professores e pessoas ligadas aos movimentos de cultura da cidade. Todos contribuíram para a elaboração de propostas de inserção do jovem na cultura.
“Após um momento de debate, concordamos que a cultura interfere diretamente na formação do indivíduo, se tornando uma referência de como essa pessoa irá pensar o mundo. Entre as propostas estão a construção de centros culturais e um projeto itinerante de cultura nos bairros e comunidades da cidade”, acrescentou Fuba.
Todas as propostas do grupo serão colocadas na plenária final, que será realizada na tarde deste sábado, e no mesmo espaço acontece a eleição dos delegados para Conferência Estadual de Juventude.
Os participantes inscritos na 3ª Conferência Municipal de Juventude também estiveram distribuídos em outros nove GTs: Direito a Cidadania, a participação social e política e a representação juvenil e direito a educação; Direito a diversidade e igualdade; Direito à saúde; Direito ao desporto e ao lazer; Direito ao território e a mobilidade com sustentabilidade e meio ambiente; Direito a segurança pública e acesso à justiça; Direito à profissionalização ao trabalho e a renda; e Direito à comunicação e a liberdade de expressão.
O objetivo da 3ª Conferência Municipal de Juventude foi o de atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento da Capital, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. O evento foi uma construção do Conselho Municipal de Juventude e Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Sejer/Coordenadoria de Juventude.

Nenhum comentário:
Postar um comentário