Pode até parecer algo simples ou inútil a fixação de instruções expostas em locais públicos, isso quando não se precisa delas, mas na hora que necessitamos, elas são indispensáveis. Pois é. Você já parou para pensar o que fazer quando uma pessoa está engasgada? Isso não é algo que se planeje, mas acontece com frequência. Por isso, o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD) apresentou um Projeto de Lei que pretende instruir as pessoas de como devem reagir em momentos assim.
A proposta estabelece que restaurantes e lanchonetes mantenham afixados cartazes que demonstrem a aplicação da ‘Manobra de Heimlich’. A ‘Manobra de Heimlich’é usada em pessoas que estão engasgadas e não conseguem respirar. Ela consiste em fazer pressão abdominal por trás da pessoa usando os punhos para pressionar o diafragma. Isso faz com que o pulmão expulse o ar a uma velocidade de quase cem quilômetros por hora. Mais rápido que uma rolha de champanhe.
O deputado justifica que mortes por enfermidade são dolorosas, porém muito piores são as mortes acidentais, que ceifam sem aviso e na maioria das vezes seriam evitáveis e a colocação de cartazes ilustrativos em restaurantes e lanchonetes, que são locais de frequente ocorrência de asfixia por aspiração de alimentos, é uma medida extremamente barata que pode contribuir para salvar muitas vidas.
O programa Fantástico – TV Globo - do último domingo (16), no quadro “Você só tem uma chance”, abordou o tema proposto pelo deputado Rômulo Gouveia no Projeto de Lei nº 337/2015. A proposta ainda aguarda parecer de comissões temáticas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário