Publicidade

terça-feira, 4 de novembro de 2014

SMS faz atividades dedicadas à saúde do homem

A programação da campanha contará ainda com ações intensificadas em todas as USF´s

Com o tema ‘Homem que é homem se cuida’, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa dá início nesta terça-feira (04) às atividades do Novembro Azul, com ações de prevenção e promoção à saúde do homem. A abertura será às 8h na Unidade de Saúde da Família (USF) Qualidade de Vida, localizada na Rua Bom Jesus, n°583, Rangel.

O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar os homens pessoenses para a prevenção de doenças comuns entre o público masculino, como diabetes, câncer de próstata e hipertensão arterial. Nesta edição da campanha, serão ofertadas ultrassonagrafias de próstata, por meio do Laboratório Central do Município.

“É importante que o usuário tenha vínculo com as Unidades de Saúde da Família, para que seja feito os encaminhamentos necessários dentro da promoção à saúde. Vale ressaltar que as ultrassonografias não apontam apenas para o câncer de próstata, mas para outros tipos de câncer, como o de pênis”, destacou Késsio Brito, coordenador da Área Temática de Saúde do Homem da SMS.

As consultas com urologista serão prioritárias para homens que tenham histórico familiar, queixa que possa ser relacionada ao câncer de próstata ou sintomas sugestivos da doença e já tenham realizado teste de antígeno prostático específico (PSA). Portanto, todo homem poderá fazer o teste, que mede os níveis de PSA no sangue. “O médico considera os resultados do teste do PSA para procurar outros sinais de câncer”, explicou o coordenador.


A programação da campanha contará ainda com ações intensificadas em todas as Unidades de Saúde da Família da Rede Municipal. Serão realizadas palestras com informações sobre os agravos ocasionados por doenças, a exemplo do câncer de Próstata, e sobre os prejuízos do consumo de álcool e outras drogas.

Dentro do cronograma serão ofertados também exames de verificação de pressão arterial, teste de glicemia capilar, testes com monoxímetro para fumantes e avaliação nutricional. Ainda serão realizadas atividades do Projeto João Pessoa Vida Saudável e das Práticas Integrativas e Complementares, com orientação para hábitos saudáveis, alongamentos e atividades físicas.

Próstata - A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada e produz parte do sêmen.

De acordo com Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Segundo o Inca, em 2011 houve cerca de 13.150 mortes ocasionadas pelo câncer de próstata. Em 2014, há uma estimativa de 68.800 novos casos. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta, que leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Cuidar da saúde – Segundo o Ministério da Saúde, os homens apresentam maior mortalidade do que as mulheres em praticamente todos os ciclos de vida. Vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada, além de maior tendência à obesidade. Eles também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas.

Segundo o coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem, o medo e o fator cultural são os dois motivos que levam a este comportamento. “É importante que os homens mudem essa conduta, começando a ir ao médico sempre que necessário, passando por consultas e exames, sem tabus. O médico está nos consultórios para ouvir, orientar e cuidar da saúde dos pacientes”, ressaltou Késsio Brito. Ele acrescentou que muitas dessas doenças são assintomáticas ou têm sintomas leves – por isso a necessidade da prevenção e dos exames periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário