Publicidade

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bira comemora anúncio de doação de terreno à PMJP para construção de USF

O vereador de João Pessoa, Ubiratan Pereira – Bira (PT), comemorou o anúncio de doação de um terreno à Prefeitura Municipal de João Pessoa, por parte do Estado, para a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF), na comunidade São Rafael, na Capital.

A boa notícia, foi dada em reunião realizada essa semana entre a secretária Municipal de Saúde, Mônica Rocha, e representantes da comunidade, quando na ocasião, também foi entregue pela gestão estadual o documento com a cessão para uso de área correspondente a 711m².

Para Bira que, ao longo de seus dois mandatos na Câmara Municipal de João Pessoa, já havia realizado várias ações para viabilizar esse pleito, essa notícia positiva é uma grande conquista para a população daquela região da cidade, que agora será beneficiada com o novo instrumento de saúde.

Além de ter apresentado requerimento de Nº 9002/2011 na Câmara de Vereadores, solicitando a construção da USF no mesmo bairro, o parlamentar, encaminhou documentos ao Estado solicitando o terreno, e promoveu reuniões na Rádio Tabajara, com a então superintendente e com o procurador do Estado da época, exatamente para tratar da liberação desse terreno cedido para a construção da USF na comunidade.


“Fico imensamente feliz por essa conquista, que era uma luta antiga nossa e uma reivindicação de vários anos daquela população, e que agora será concretizada pela atual gestão municipal, e que levará mais assistência para aquela comunidade e favorecerá para um maior desempenho do trabalho dos profissionais de saúde que irão atuar no local”, afirmou o parlamentar.

Bira destacou também o empenho do prefeito Luciano Cartaxo (PT) e da secretária de Saúde da Capital, Mônica Rocha, no adiantamento dos trâmites para a construção da obra da futura unidade, uma vez que a mesma já havia sido licitada e agora aguarda apenas o cronograma e a ordem de serviço para começar a sua devida construção.

Para a secretaria de Saúde, Mônica Rocha, essa também é uma vitória para a gestão municipal, que já trabalhava para concretização dessa obra, mas que dependia de um espaço físico para sua edificação.

“Já tínhamos a intenção de construir uma unidade no local, mas que ainda não podia ser feita devido à limitação geográfica do bairro”, disse a secretária, acrescentando ainda que “a futura USF vai qualificar o atendimento aos usuários, ampliando a oferta e a promoção à saúde naquela comunidade”.

Localização e Serviços - A unidade será construída na Avenida Pedro II, no conjunto Castelo Branco, e contará com equipe multiprofissional para atender aos usuários da comunidade. Dentre as ações que serão desenvolvidas na unidade estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

A unidade também oferecerá ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; além de disponibilizar atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário