Publicidade

sábado, 29 de agosto de 2015

Ação com empresas de ônibus conscientiza sobre o combate à violência contra o consumidor

O promotor de Justiça e diretor-geral do Programa de Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba, Francisco Glauberto Bezerra participou, nesta sexta-feira (28), da primeira atividade que vai unir empresas de ônibus da capital e MP-Procon PB com o objetivo de debater a violência contra o consumidor. A primeira ação desta parceria, que também conta com a participação do Movpaz, através de seu coordenador, Almir Laureano, e da Escola Estadual do Consumidor, aconteceu na garagem da Unitrans, pela manhã e à tarde. O encontro com os operadores das demais empresas do sistema de transporte público da capital acontece dentro de quinze dias, na sede do Sest/Senat. Neste primeiro dia, cerca de 700 operadores participaram da ação.

Em sua explanação, o promotor Glauberto Bezerra fez a distinção da violência que assusta as pessoas, que tem ligação com questões de segurança pública, da violência contra a cidadania, que é o principal foco dos trabalhos que serão desenvolvidos com os operadores de transporte público. “Quando o cidadão precisa de um serviço público, como por exemplo, um atendimento em hospital do SUS e não é bem atendido, ele sofre uma violência contra sua cidadania, da mesma forma que quem compra um produto vencido, estragado ou quebrado, toma remédio ou uma bebida falsificada. Esses são casos de violência silenciosa que são cometidos e que a sociedade às vezes nem percebe, mas que precisamos combater com veemência”, disse Glauberto.

O promotor lembrou ainda da importância social do operador de ônibus e do papel dele de transportar a maior parte da força de trabalho que movimenta a economia das cidades. “Vocês já pararam para pensar o tamanho do compromisso que vocês têm com a sociedade e quanto vocês devem redobrar a atenção com aqueles consumidores especiais que são os idosos, as mulheres grávidas, crianças, o portador de necessidades especiais e que quando vocês deixam de cumprir com o dever de bem transportar as pessoas falham com esse compromisso e cometem também uma violência”, destacou Glauberto, reconhecendo o compromisso social do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur) e das empresas que ele representa na busca da melhoria dos serviços prestados ao consumido pessoense.

Antes de Glauberto Bezerra, o coordenador do Movpaz, Almir Laureano, também fez uma palestra com enfoque no que as pessoas devem fazer para dar sua contribuição no fomento a paz e combate a violência. No encerramento das atividades, o diretor da Unitrans, empresário Alberto Pereira, enalteceu o papel do Ministério Público como sendo um órgão que tem uma ação primordial na melhoria da sociedade, lembrou o esforço da empresa em orientar e capacitar seus operadores, fez referência as ações de alguns órgão públicos e por fim agradeceu a disponibilidade do promotor de justiça Glauberto Bezerra de se colocar à disposição para realizar esse trabalho de conscientização para os operadores. “Nós já somos bons, mas sempre podemos melhorar em algum aspecto”, disse Alberto, encerrando o evento que também teve a participação do diretor executivo do Sintur-JP, Mário Tourinho, das duas diretoras da Unitrans, Larissa Nascimento e Lorena Dantas e ainda do gerente de trafego da empresa, Adeilton Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário