A diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB), Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa, recebeu, na tarde desta terça-feira (29), o Título de Cidadã Pessoense “pelo seu extraordinário valor e pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa”, conforme justificou o propositor da homenagem, vereador Bruno Farias (PPS). A sessão solene aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
O parlamentar destacou a trajetória de vida da homenageada afirmando que “foram os livros que conduziram a Professora Maria Luíza de Alencar Mayer Feitosa a navegar pela vida, guiando a embarcação de sua existência à procura do saber, explorando o mundo ao desvendar lugares, ao cativar as pessoas que fazem esses lugares interessantes”. Bruno apresentou todas as conquistas profissionais da professora, enfatizando que sua vocação para docência a faz mudar seu mundo e o mundo ao seu redor por todas as regiões por onde passa, semeando amigos e colaboradores.
“Hoje, sem sombra de dúvidas, ao atracar a sua embarcação definitiva e oficialmente em João Pessoa, você pode, Maria Luíza, olhar para trás e declamar Cora Coralina: “Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. Parabéns, minha conterrânea, parabéns, irmã pessoense, parabéns, filha de João Pessoa, e aproveita o colo que essa mãe te oferece, ao te carregar nas mãos, ao te abrigar na alma, ao te acolher no coração e ao, de maneira angelical, te beijar docemente no rosto”, discursou o propositor.
O vereador Lucas de Brito (DEM) fez questão de expressar sua admiração pela professora exaltando a sua forma apaixonada de defender que a comunidade acadêmica tenha função social transformadora. Já o parlamentar Raoni Mendes (PTB) ensejou que a professora continue “firme no labor do ensino porque existem muitos alunos sedentos de conhecimento”.
A homenageada emocionada relembrou sua andanças de Conceição a João Pessoa, passando por Patos, Sousa e pela Europa até se radicar na Capital paraibana, onde recebe a sua nova cidadania. “Essa cidadania prestigia a biografia e história de certas personalidades por grandes feitos, ações e realizações em prol da cidade que a outorga. Curvo-me orgulhosa, comovida e consciente do aumento da responsabilidade para com a minha querida Jampa, como carinhosamente chamo esta cidade acolhedora. Agradeço ao vereador Bruno Farias pelo reconhecimento e estendo esta gratidão a todos os vereadores pela aprovação unanime do meu nome para honrosa homenagem. E como ninguém faz nada sozinho, agradeço a todos os meus amigos, colaboradores e familiares consanguíneos e afins que sempre estiveram presentes na minha trajetória”, disse Maria Luíza.
A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos, alunos e colaboradores profissionais da homenageada.
Sobre a homenageada
Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa nasceu na cidade de Conceição, no alto sertão Paraibano, em 25 de maio de 1961. Possui graduação em História e em Direito pela Universidade Federal Paraíba (UFPB); mestrado em Ciências Jurídicas (UFPB); doutorado em Ciências Jurídicas e Econômicas (Universidade de Coimbra, Portugal) e pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora associada IV do CCJ da UFPB, Centro no qual exerce atualmente o cargo de diretora, e docente permanente do Programa em Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da instituição (PPGCJ-UFPB).

Nenhum comentário:
Postar um comentário