Publicidade

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Deputados mantêm cinco vetos do Poder Executivo

Os deputados mantiveram cinco vetos do Poder Executivo, em votação realizada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta terça-feira (9). Na oportunidade, outros dois vetos foram rejeitados e discursos sobre vários temas foram proferidos da tribuna do plenário Deputado José Mariz.

Logo no início da votação, os deputados decidiram pela rejeição ao veto 246/14, do governador do Estado, total ao projeto de lei 1.715/13, de Caio Roberto (PR), tornando obrigatória a execução na íntegra, pelo Governo do Estado, da programação constante da Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pelo Poder Legislativo. O placar foi de 19 votos contra sete.

“Agradeço aos colegas parlamentares pela rejeição a esse veto, estabelecendo o orçamento positivo no Estado, que respeitará o projeto da LOA aprovada nesta Casa”, afirmou Caio Roberto.

Em seguida, por 21 votos contra seis, os deputados também decidiram pela rejeição ao veto governamental, 247/14, do governador do Estado, parcial ao projeto de lei de conversão 06/14, relativo à medida provisória 211, que garante a equidade na remuneração de policiais militares a serviço de outros órgãos, de acordo com os demais servidores titulares.


Na sequência, os deputados decidiram pela manutenção do veto parcial 248/14, sobre o projeto de lei 1.871/2014, de Assis Quintans (Democratas), que trata sobre a instalação de dispositivos obrigatórios para a segurança nas piscinas privativas, coletivas e públicas. O placar foi de 17 votos contra 11. De acordo com o Regimento Interno da ALPB, para ser rejeitado ele precisaria de no mínino 19 indicações.

Também foram mantidos os vetos governamentais 249/14 (16 votos contra 10) e 250/14 (18 a 9), anulando, respectivamente, os efeitos do projeto de lei 1.821/13, de Frei Anastácio (PT), tornando obrigatória a anotação da utilização de aparelho marca-passo cardíaco nas cédulas de identidade dos pacientes e da lei de conversão 07/14, que dispõe sobre a remissão de créditos tributários relativos ao IPVA e taxas vinculadas ao Detran-PB, garantindo também a integridade de veículos apreendidos, em pátios públicos.

Também foram mantidos os vetos 251/14 (16 votos contra 10) e 255/14 (18 contra 8). O primeiro anula os efeitos do projeto de lei de conversão 008/14, que define o percentual de revisão geral e anual para o servidor público estadual, estabelecendo 18,16% de aumento a partir de 1º de janeiro de 2014, entre outras garantias. O segundo é referente ao projeto de lei de conversão 009/14, também relativo ao reajuste do funcionalismo.  

Discursos – Os deputados ocuparam a tribuna para discursar sobre vários temas, durante o pequeno expediente da sessão desta terça-feira.

O deputado Frei Anastácio (PT) destacou a concessão do título de Cidadão Paraibano ao repórter fotográfico Walter Souto Padrão (Walter Paparrazo), às 15h, desta terça-feira, no plenário Deputado José Mariz. “Ele é natural de Natal (RN), de origem humilde, que, desde cedo, começou a trabalhar para ajudar no sustento da família e hoje se tornou uma das grandes fontes do jornalismo paraibano”, justificou.

Defensoria Pública - Janduhy Carneiro (PTN) destacou o veto 260/14, do governador do Estado, que anula os efeitos do projeto de lei 1.968/14, de autoria da Defensoria Pública do Estado, referente à fixação do subsídio dos membros da carreira. “Nós temos que votar de acordo com as nossas consciências e convicções. Devemos exercer a nossa liberdade e analisar aquilo o que é de direito constitucional dos defensores públicos. Temos que fazer justiça”, disse.

O deputado Raniery Paulino (PMDB) reafirmou o compromisso com os pleitos da Defensoria Pública. “O Executivo talvez não entenda a autonomia da Defensoria Pública do Estado. Os recursos que fixam o subsídio dos membros da carreira não estão sendo deslocados de outras áreas, são seus próprios, estabelecidos por meio da Lei Orçamentária Anual (LOA), referendada desde o ano passado”, afirmou.

Reunião de Governadores - Anísio Maia (PT) abordou, em discurso, a realização do Encontro de Governadores Eleitos do Nordeste, que ocorre hoje, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa. Ele destacou a pauta do evento, que tem como tema central o desenvolvimento regional, e propôs aos demais deputados um encaminhando de uma Moção de Apelo, solicitando a inclusão da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57, em tramitação no Congresso Nacional, que trata da criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Semiárido.

Combate à corrupção - A deputada Olenka Maranhão (PMDB) destacou as atividades alusivas ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, lembrado nesta terça-feira (9). “Neste dia é preciso refletir sobre o que está acontecendo nos municípios, nos Estados e em uma empresa que era referência de gestão, que é a Petrobrás. Este tema precisa ser esclarecido perante o povo brasileiro, que não pode perder o direito de se indignar”, abordou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário