A concessão do prêmio ao Tribunal de Contas da Paraíba foi iniciativa do deputado Hugo Motta. O TCE foi agraciado na categoria governamental e, conforme palavras do presidente da Câmara Federal, o Diálogo Público Paraíba, experiência merecedora do reconhecimento da Comissão de fiscalização Financeira e Controle e da mesa diretora da Câmara dos Deputados, representa um estímulo para que a população se mantenha atenta à aplicação do dinheiro público.
O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Fábio Nogueira, recebeu o prêmio das mãos do ex-ministro da Casa Civil, Henrique Hargreaves, no governo Itamar Franco, que dá nome ao prêmio na categoria governamental. “Ao percorrer 7.594 quilômetros, desde a Capital ao mais longínquo recanto da Paraíba, moveu-nos a convicção de que nada, nem ninguém, pode ser tão eficiente do que o olhar da própria população na fiscalização dos recursos públicos”, salientou em discurso de agradecimento.
O conselheiro Fábio Nogueira fez um agradecimento particular ao deputado Hugo Motta dizendo que o prêmio tem grande significância para o TCE “é a celebração de um ato de parceria: “somos parceiros de uma mesma causa, em que a Câmara dos Deputados, ao exercer o seu poder fiscalizatório, também, reconhece as ações que realçam o principio da moralidade para a efetivação do ideal democrático”.
Na categoria sociedade civil o prêmio, concedido à Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, foi recebido pela presidente da instituição Lúcia Willadino Braga. A instituição obteve o reconhecimento pela gestão transparente dos recursos governamentais que recebe para a manutenção de nove hospitais, que atendem a mais de um milhão e quinhentos mil pacientes.
Reconhecimento – o deputado Hugo Motta, ao justificar a indicação do Tribunal de Contas da Paraíba ressaltou que prêmio é um gesto de reconhecendo ao importante trabalho de incentivo ao controle social, através do qual o TCE mobilizou a população paraibana em busca de um melhor emprego dos recursos públicos. Ele disse que o Diálogo Público é mais um exemplo que a Paraíba dá ao Brasil.
O programa Diálogo Público é uma grata revelação, “mais uma que o Tribunal de Contas da Paraíba oferece ao Brasil como modelo, assim como o fez com o Sagres, hoje cedido a 10 outros TCs. Os bons exemplos precisam ser seguidos para que o Brasil possa seguir em frente”, ressaltou.
Acompanhamento – O conselheiro Arthur Cunha Lima e a procurador do Ministério Público de Contas, Sheyla Barreto Braga de Queiroz, acompanharam a sessão solene. Outras presenças importantes foram o senador Vital do Rêgo Filho, que se disse envaidecido pela concessão da honraria do TCE; a deputado Nilda Gondin, filha do ex-governador paraibano, Pedro Gondim, que denomina o prêmio na categoria sociedade civil. Falaram os deputados Mauro Benevides, Mauro Lopes, Vítor Paulo e Osmar Terra.
Participaram, ainda, os auditores de contas públicas do TCE Josedilton Alves Diniz, coordenador do Diálogo Público; e Hélio Carneiro, que atualmente ocupa a gerencia de projetos do Ministério da Previdência Social. Estiveram presentes, também, integrantes de outros Tribunais de Contas brasileiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário