A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quarta-feira (22), uma sessão especial para comemorar os 32 anos do bairro de Mangabeira. A propositura foi do vereador Edson Cruz (PP), que afirmou que a localidade é o maior aglomerado habitacional da Paraíba.
O parlamentar trouxe um breve histórico do surgimento do bairro, relembrando as grandes dificuldades porque passaram seu moradores, como a falta de transporte público e dos principais componentes de infraestrutura. Ele também destacou que o desenvolvimento da localidade contou com a participação de movimentos sociais, comunitário, sindical e de diversos servidores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que lutaram incansavelmente pelas melhorias do bairro.
“Amo Mangabeira porque desde 1983 estou lá e todos os meus filhos nasceram lá, onde tenho muitos amigos e onde consegui meu mandato de vereador. É um bairro que tem vida própria e vem crescendo cada vez mais. Tem a representação de diversos movimentos, seja cultural, de segurança, artes, esportes e religião”, comentou o vereador que ainda elencou as últimas conquistas do bairro. Novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), o Restaurante Popular, o estádio de futebol Wilsão, a construção do Centro Cultural de Mangabeira, o Trevo que vai melhorar o trafego na região, a delegacia integrada, a Unidade de Polícia Solidária (UPS), e a construção de uma nova ligação entre o bairro e o Valentina de Figueiredo.
O vereador Sérgio da SAC (PSL), que secretariou os trabalhos, fez questão de enfatizar a importância do bairro para o desenvolvimento da capital e do Estado como um todo. “Mangabeira é muito maior que muitos municípios da Paraíba; o coração de João Pessoa palpita naquele bairro, que representa todos os seguimentos da cidade. Essa localidade sempre vai se destacar na Capital paraibana. É uma extensão do meu coração”, exortou o parlamentar que também destacou o trabalho do primeiro vereador eleito pela comunidade, Pedro do Caminhão, que realizou amplo trabalho social na comunidade.
O editor do Jornal do Cracem, publicação periódica com sede e circulação em Mangabeira, na Zona Sul de João Pessoa, Jorge Neves, lembrou que no início ninguém queria morar na localidade devido a falta de infraestrutura, mas que, atualmente, toda região está valorizada e em constante expansão imobiliária e comercial. Já a conselheira tutelar, Vanessa Florinda dos Santos, destacou sua luta para coibir a violência contra a criança e o adolescente na comunidade. O realizador cultural, Jamil Richene, destacou ações na área teatral que se produz na localidade.
O pastor Clóvis, que realiza um trabalho de ressocialização da população fez uma oração pela comunidade. E a servidora pública, e uma das primeiras moradoras do bairro, Abimadabe Vieira, lembrou de toda luta para garantir a segurança de Mangabeira e anunciou a implantação da Unidade de Polícia Solidária (UPS) que será realizada amanhã, e vai atender a comunidade diuturnamente. A sessão contou com a participação do vereador Santino (PT do B) e de diversos moradores do bairro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário