Publicidade

sexta-feira, 17 de abril de 2015

“O Curupira e o Caçador” será apresentado na Estação Cabo Branco neste domingo

Para comemorar o Dia do Índio o grupo de teatro do setor de gestão educacional da Estação Cabo Branco apresenta neste domingo (19), 16h, o espetáculo “O Curupira e o Caçador”. Apresentação será no anfiteatro da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A peça conta a história do curupira e do caçador que um dia invadiu a floresta para fazer o mal aos seres da fauna. O curupira lida a todo momento contra a fúria dos caçadores. Ele é pequeno, ligeiro, com cabelos vermelhos e tem os pés virados para trás, enganando os caçadores que nunca sabem para onde ele está indo. Dependendo das regiões, o curupira ganha pêlos, dentes azulados, em todas as versões ele defende a fauna da fúria dos caçadores.

“De modo geral a peça faz com que as crianças e, até mesmo os pais, se conscientizem sobre a proteção do nosso planeta e nossa fauna, porque isso faz com que todos da família façam uma reflexão”, comentou o ator, Wellandro Duante.


A peça é dirigida pelo ator José Carlos que encarna o personagem o (caçador) e conta com a participação especial do ator Wellandro Duarte que faz o papel do (curupira). Wellandro Duarte é arte educador de teatro, estudante de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atuou nas peças teatrais “Filho Prodigo” de Carlos de Sousa e da adaptação do quadro de Flavio Tavares “Fragmento de um Sol Quente” dirigida por Flavio Melo. O mesmo produz oficinas de teatro em comunidades católicas de João Pessoa.

José Carlos também é ator, arte educador e contador de história. É integrante do Grupo Kaíros e ministra oficinas de teatro e contação de histórias desde 2007 pelo programa Ciranda da Prefeitura de João Pessoa e na Estação Cabo Branco.


Estação Cabo Branco abre novos cursos de artes em abril

Novos cursos de arte e educação estão com inscrições abertas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. Os cursos abrangem as mais diferentes linguagens artísticas e são uma parceria entre a Secretaria de Educação do Munícipio de João Pessoa e os artistas locais. As aulas acontecerão no miniauditório da Estação das Artes Luciano Agra.

No local serão ministrados curso de desenho com os artistas plásticos: Cristina Strapação (Desenho Hiper Realista), Yanng Elias (Figura Humana), Lili Brasileiro (Azulejaria e painel cerâmico) e Rose Catão (Xilogravura). Além dos cursos de pandeiro com o professor Luciano Oliveira e de astronomia com o astrônomo Marcos Jerônimo. As inscrições de alguns cursos são feitas diretamente com o artista. Apenas o de pandeiro e astronomia estão sendo feitas na recepção do prédio administrativo da Estação Cabo Branco de terça a sexta-feira das 9h às 21h, sábados e domingos das 10h até 21.

“Os cursos e oficinas artísticas que estamos promovendo pretende aproximar cada vez mais os artistas paraibanos e o público dos espaços da Estação Cabo Branco”, comentou a artista plástica e curadora da Estação Cabo Branco.

Desenho figura humana – Será ministrado pelo artista plástico Yanng Elias e proporcionará aos participantes uma compreensão de como criar desenhos realistas. Além de aprender estratégias de profundida, volume, atmosfera e dar vida aos trabalhos em desenho com impressão terceira dimensão (3D). As inscrições estão sendo feitas diretamente com o artista pelo telefone; 9884.6999 ou por email: yanngeliasgomes@gmail.com. As aulas têm início no dia 28 de abril sempre às terças-feiras, no horário das 9 às 12h.

Desenho Hiper Realista com Cristina Strapação – O curso pretende introduzir o participante no aprendizado do desenho hiper-realista, técnica que a artista tem pleno domínio. Se destina a todas as pessoas que tem interesse em começar a aprender desenho, conhecer e dominar a linguagem visual. Serão ministrados em três módulos, com duração de oito meses, abril a novembro de 2015. As aulas acontecem todas as quartas-feiras, no horário das 9h até 12h. As inscrições estão sendo feitas com a própria artista pelo telefone: 9680.2176 ou por email: cristinastrapacao@gmail.com

Azulejaria e Painel Cerâmico – Será ministrado pela artista plástica Lili Brasileiro e tem o objetivo de desmistificar a pintura em azulejos e porcelana, utilizando técnicas que possibilitam ao artista alternativas de produção que vão do clássico ao contemporâneo. As inscrições também estão sendo feitas diretamente com a artista pelo telefone: 8811.1445 ou por email: Lili_brasileiro@yahoo.com.br . As aulas tem início no dia 24 de abril quinzenalmente às sextas-feiras, no horário das 9h às 12h e de 14h às 17h.

Xilogravura – Tem início no dia 7 e termina no dia 28 de maio de 2015, no horário das 14h até 17h. As inscrições estão sendo realizadas com a xilogravurista Rose Catão pelos telefones: 8872.4079 ou 3245.7430 ou ainda por email: rosecatao@yahoo.com.br. Serão quatro encontros, com aulas sempre às quintas-feiras, onde os participantes terão a noção sobre a importância da técnica da xilogravura para arte popular, além de obter conhecimentos básicos sobre a gravação e a impressão da xilogravura.

Pandeiro – O curso é gratuito e será ministrado pelo professor de música e percussionista Luciano Oliveira, sempre nas quartas-feiras, no horário das 19h às 20h30. São apenas 30 vagas. Podem participar pessoas com idade acima dos 12 anos. As aulas acontecerão no anfiteatro da Estação Cabo Branco, no período de 5 de maio até 17 de junho. As inscrições estão sendo feitas na recepção do prédio administrativo da Estação Cabo Branco.

Astronomia Básica – Ministrado pelo professor e astrônomo Marcos Jerônimo até junho de 2015, sempre nas terças e quintas-feiras das 19h às 21h, no laboratório de astronomia da Estação Cabo Branco. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do prédio administrativo da Estação Cabo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário