Publicidade

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Câmara Federal quer derrubar Decreto que cria a Política Nacional de Participação Social

Na Câmara de joão Pessoa, Bira (PT) explicou que a derrubada desta matéria impede que entidades possam contribuir com as políticas e os programas de governo

O vereador da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Bira (PT), discordou totalmente da decisão da Câmara dos Deputados em derrubar o Decreto nº 8.247/2014, da presidente da República Dilma Rousseff (PT), que cria a Política Nacional de Participação Social. A propositura, que segue agora para a apreciação do Senado Federal, cria um sistema de participação popular acompanhado pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Nesse sistema, estão previstos um conselho permanente, comissões temáticas, conferências nacionais periódicas, uma ouvidoria pública federal, mesas de diálogo, fóruns interconselhos, audiências e consultas públicas, além de ambiente virtual de participação social.

“Foi lamentável essa votação dos deputados federais, pois a derrubada desta matéria impede que entidades possam contribuir com as políticas e os programas de governo. Limita ainda a consolidação da participação popular como um método de governo tão necessária para nosso País, que precisa cada vez mais de transparência e contribuição da sua população por meio dos conselhos populares no seu processo administrativo”, disse o parlamentar.


Dirigente nacional do PT vai às ruas de João Pessoa agradecer votação de Dilma Rousseff na Paraíba

De agora em diante a missão do Partido dos Trabalhadores é permanecer nas ruas reafirmando a agenda das urnas em 2014

O dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rodrigo Soares, esteve na manhã desta sexta-feira (31) nas ruas do Centro de João Pessoa, agradecendo a votação da presidente Dilma Rousseff no Estado da Paraíba, como também a votação obtida de quase 20 mil votos na candidatura a deputado estadual no pleito deste ano.

“Com a vitória da presidenta Dilma, agradecemos a cada um e cada uma de vocês que caminharam conosco nestes meses. Quero agradecer aos quase 20 mil votos que tivemos nesta caminhada, não temos hoje o mandato parlamentar das lutas sociais, é bem verdade, mas temos a certeza que o Brasil vai continuar mudando e faremos o mesmo para que a Paraíba avance cada vez mais nesta direção”, declarou Rodrigo.


Militância petista da Paraíba integra retomada da mobilização nacional pela “Constituinte Já”

Militância petista continua engajada na luta pela Reforma Política brasileira

A defesa do "Plebiscito por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político", reuniu representantes de diversos movimentos sociais e populares, sindicatos e de partidos, entre eles, militantes do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT/PB), no final da tarde desta quinta-feira, 30, na sede do Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, da Construção Pesada, e do Mobiliário de João Pessoa (Sintricom – JP). No encontro ficou definida a retomada das atividades na Paraíba, e a primeira acontece no dia 4 de novembro.

A reunião começou com uma boa notícia. Membros da mobilização conseguiram as 171 assinaturas dos parlamentares necessárias para o Decreto Legislativo que encaminhará para votação o Plebiscito Oficial para a Constituinte da Reforma Política, mas apesar desta vitória, as mobilizações serão intensificadas para evitar que o assunto seja “engavetado” pelo Congresso.

Com essa volta do movimento, mais uma vez a Paraíba estará inserida na campanha nacional, e a primeira atividade está agendada para o dia 4 de novembro. Uma plenária será realizada a partir das 15h na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraiba (Sintep-PB), e em seguida uma caminhada pelas ruas do Centro de João Pessoa e um show com artistas locais que apoiam a “Constituinte Já”.


José Aldemir reafirma oposição ao governo Ricardo

Ele explicou que a população, ao não eleger Cássio, lhe reservou o papel de opositor

O deputado José Aldemir Meireles (PEN) usou a Tribuna da Assembléia Legislativa para reafirmar que fará oposição ao governo de Ricardo Coutinho, rechaçando qualquer possibilidade de reaproximação com o esquema governista, como deseja o ex-prefeito de Cajazeiras Carlos Antonio. “Vou fazer cumprir minha missão, delegada pela população, de fazer oposição ao governo”, declarou o deputado sertanejo, acrescentando que fará uma oposição responsável, respeitosa, porém aguerrida.

José Aldemir manifestou respeito pela decisão democrática dos eleitores, que escolheu Ricardo Coutinho para continuar administrando a Paraíba, mas explicou que a população, ao não eleger o candidato que apoiava, no caso o senador Cássio Cunha Lima, lhe reservou o papel de opositor – “Me conduzirei assim, fazendo o debate das idéias e cobrando os compromissos que o governador assumiu no palanque, cumprindo fidedignamente aquele exercício que me foi determinado pela população”, garantiu o deputado sertanejo.

Governador reúne base aliada na Granja Santana

Ricardo quer unificar o diálogo em torno do candidato oficial à presidência da Assembleia

O governador reeleito Ricardo Coutinho (PSB) realizou ontem, na Granja Santana, sua residência oficial, a primeira reunião estratégica com os deputados estaduais eleitos que deverão compor a bancada de sustentação ao governo do Estado a partir do próximo ano na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Além de agradecer o apoio na campanha que resultou na vitória nas urnas, Ricardo Coutinho também iniciou o diálogo para unificar o grupo em torno do candidato oficial à presidência da Casa Legislativa.

Pelo menos 13 parlamentares participaram do encontro, sendo onze deputados de primeira hora – Estela Bezerra (PSB), Jeová Campos (PSB), Ricardo Barbosa (PSB), Adriano Galdino (PSB), Tião Gomes (PSL), Buba Germano (PSB), Doda de Tião (PTB), Lindolfo Pires (DEM), Inácio Falcão (PTdoB), João Bosco Carneiro (PSL) e Zé Paulo (PCdoB). Os demais foram os que firmaram apoio ao projeto de reeleição no segundo turno: Gervásio Maia (PMDB) e Nabor Wanderley (PMDB). Embora apoiadores da reeleição no segundo turno, os deputados petistas Frei Anastácio (PT) e Anísio Maia (PT) não compareceram ao encontro.


Pâmela Bório deve participar da “Casa dos Artistas”

O Reality show será apresentado pela nova contratada do SBT Adriane Galisteu

Duas informações em tom de fofocas foram postadas pelo Colunista Social Paulo Germano e deve repercutir muito na Paraíba. A primeira diz respeito a uma suposta separação do governador da Paraíba que segundo o colunista, “anda circulando sem aliança” nos eventos públicos. A segunda informação é sobre uma suposta participação da primeira-dama da Paraíba, jornalista Pâmela Bório, no reality show “Casa do Artista” do SBT.

O Reality show "Casa dos artistas" será apresentado pela nova contratada do SBT Adriane Galisteu e Luís Felipe, o programa terá um novo estilo.

Paulo Germano

O zum, zum, zum que está rolando  na capital paraibana é que a primeira-dama do Estado, Pâmela Bório, foi convidada a participar da Casa dos Artistas 2015. Se ela vai ou não o blog ainda não sabe, mas Pâm está na Terra da Garoa desde sexta-feira. Falando na primeira dama, o governador da Paraíba Ricardo Coutinho anda circulando nos eventos sociais da cidade sem a aliança. Será que o anel caiu e ele não notou? 

Prefeitura de João Pessoa recebe pedido de interdição de trecho da barreira do Cabo Branco


O vereador Raoni Mendes (PDT) protocolou nesta sexta-feira (31), junto à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e à Superintendência de Mobilidade Urbana da Capital (Semob), um pedido de interdição e bloqueio de trânsito na área próxima à barreira do Cabo Branco.

O pedido será encaminhado ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que deve acompanhar e fiscalizar a interdição. Raoni também irá propor aos vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) uma audiência pública para tratar o caso com urgência.

O trecho da barreira do Cabo Branco é conhecido por apresentar risco de desmoronamento, trazendo perigo aos pedestres e motoristas que passam por lá diariamente. Todos os anos, nos períodos de chuva, a ameaça aumenta.

Juntas, Claro, Vivo e Oi querem comprar a TIM

Mais detalhes deverão surgir sobre esta fusão na próxima semana com a resposta esperada pelos acionistas da Oi. Até lá, o futuro da TIM continuará incerto

Muitos rumores recentes envolviam a compra da operadora TIM pela Oi ou mesmo até GVT. Agora, Claro e Vivo se unem a Oi para fechar acordo com o banco BTG Pactual, e assim, dividir a operadora TIM em três.

Ainda não foi definido o acordo, mas o valor poderá chegar a R$ 31,5 bilhões, sendo o maior negócio do setor no país. A oferta será feita aos acionistas da Telecom Italia, empresa dona da TIM Brasil. Entre eles temos a Vivendi, grupo francês que controla a GVT aqui no Brasil.

O início das negociações poderá começar na próxima semana. A BTG pretende enviar uma proposta para a TIM assim que os acionistas da Oi definirem o valor das novas ações. Mesmo o presidente da Telecom Itália negando que tal fusão possa acontecer, ele mesmo comentou que tudo dependerá do “valor do cheque”.


PMJP: 25% de desconto no ITBI de imóveis novos

O benefício do desconto de 25% também se estende para os imóveis ainda em construção

Os compradores de imóveis novos em João Pessoa têm direito ao desconto de 25% no pagamento do Imposto sobre a Transmissão Inter-Vivos de Bens Imóveis e de Direitos a Ele Relativos (ITBI). O benefício é garantido aos contribuintes que optarem pelo pagamento à vista em até 120 dias contados a partir da data da expedição da licença de 'Habite-se'.

O benefício do desconto de 25% também se estende para os imóveis novos ainda em construção (na planta). Somente este ano, a PMJP já arrecadou mais de R$ 80 milhões com ITBI.
De acordo com o secretário da Receita (Serem) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP),  Adenilson Oliveira, se não for possível efetuar o pagamento do imposto de uma só vez, o comprador do imóvel pode parcelar o débito em até dez vezes, conforme disciplina o Código Tributário Municipal.

“Lembramos que somente após o pagamento da última parcela do imposto é que será expedida a guia do ITBI necessária para a escrituração do imóvel em cartório”, afirmou.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Assembleia suspende tramitação da LOA 2015

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2015) após liminar do Tribunal de Justiça da Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) suspendeu a tramitação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA 2015) após liminar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) pedindo que o Governo do Estado adeque o orçamento de órgãos ligados ao Executivo e os demais poderes.

Segundo o procurador-chefe da Assembleia Legislativa, Abelardo Jurema Neto, uma cópia da notificação já foi remetida para o presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária e relator da LOA 2015, Raniery Paulino (PMDB) para as providências cabíveis.

"A nossa primeira providência foi comunicar à Comissão de Orçamento sobre a decisão do TJ-PB. Agora, temos um prazo de 10 dias para discutir e deliberar sobre essa questão, prestando as informações necessárias, uma vez que a ALPB também é parte promovida no assunto", ressaltou.

Prefeito recebe estudantes da Capital, vencedores da Olimpíada Latino-Americana de Robótica

O evento aconteceu de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP)

O prefeito Luciano Cartaxo recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo Municipal (CAM), a visita dos estudantes da Rede Municipal de Ensino que participaram da Olimpíada Latino-Americana de Robótica. O evento, que aconteceu de 19 a 22 de outubro, na cidade de São Carlos (SP), premiou quatro escolas de João Pessoa, garantindo vagas para a RoboCup 2015, que acontecerá na cidade de Hefei, na China.

“Este é o resultado de um grande trabalho de equipe. Professores, diretores e alunos mostraram muito envolvimento e agora vemos os resultados”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Nossa gestão tem mostrado uma atenção especial a este setor porque sabemos do potencial de nossos alunos e acreditamos muito neles. Estamos todos muito orgulhosos”, afirmou.

A cidade de João Pessoa foi premiada com a Escola Municipal Apolônio Sales, de Cruz das Armas, que conquistou o primeiro lugar na categoria “RoboCupJr Dance Primary” (dança com robô). “Ficamos muito felizes com o resultado e só podemos agradecer ao apoio de todos, que nos ajudaram e incentivaram em todos os momentos para que alcançássemos nosso sonho”, afirmou o aluno do 7º ano, Anderson Gabriel, de 12 anos.

Na mesma categoria, as escolas General Rodrigo Otávio, do Bairro dos Estados, e Américo Falcão, do Cristo Redentor, alcançaram o terceiro e quarto lugares respectivamente. Outra escola que subiu ao pódio foi a Escola Municipal Moema Tinoco da Cunha Lima, dos Funcionários II, segunda colocada na categoria “RoboCupJr Rescue B” (ação resgate), na qual concorreu com instituições de nível superior.

CMJP divulga calendário de audiências da LOA 2015

Benilton Lucena (PT) divulgou que os debates acontecerão entre os dias 3 e 7 de novembro, às 11h, no Plenário Senador Humberto Lucena

O relator do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015, Benilton Lucena (PT), divulgou, na manhã desta quinta-feira (30), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o calendário das audiências públicas sobre a peça orçamentária referente ao exercício financeiro de 2015. As discussões acontecerão no dia 3, às 15h, e de 4 a 7 de novembro, às 11h, no Plenário Senador Humberto Lucena.

A LOA estima as receitas e fixa as despesas do Município para o exercício financeiro subsequente. A matéria, prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica de João Pessoa, é de iniciativa do Executivo Municipal e foi encaminhada à CMJP dia 30 de setembro e endereçada ao presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP). O Projeto da LOA foi direcionada ao presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública, vereador Dinho (PR), que indicou a relatoria da peça ao vereador petista.

Dinho ainda convidou as entidades representativas da sociedade, autoridades, cidadãos pessoenses e servidores municipais para participarem das audiências públicas. Na ocasião, será apresentado pelos secretários das áreas de discussão o Projeto da LOA com ações propostas pelas respectivas secretarias para o exercício financeiro de 2015. Dinho ainda responderá pela relatoria das modificações sugeridas pelo Executivo ao Plano Plurianual (PPA).

A apresentação de emendas parlamentares é feita junto à Comissão de Orçamento da Casa e, este ano, os vereadores têm até o dia 28 de novembro, às 17h, para entregarem suas sugestões no gabinete do relator Benilton Lucena. Cada vereador dispõe de 25 emendas ao Projeto da LOA, que será, por sua vez, devolvido ao Executivo Municipal com as alterações sugeridas pelos parlamentares.


Prefeitura realiza festa do servidor nesta quinta-feira

A festa terá início às 20h e contará com a presença do prefeito e de secretários 

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, na noite desta quinta-feira (30), a festa em homenagem ao Dia do Servidor Público, celebrado na última terça-feira (28). A comemoração acontece no Clube Cabo Branco com os shows das bandas Paulo Sérgio e Daniel e Banda Tuareg’s. O prefeito Luciano Cartaxo está convidando todos os servidores efetivos, comissionados e prestadores de serviço para participarem da festa dedicada a eles.

A comemoração está sendo organizada pela Secretaria de Administração (Sead) em parceria com as demais pastas que compõem o governo municipal. “Não podemos deixar de reconhecer e agradecer o empenho deles que no dia-a-dia fazem a máquina da prefeitura funcionar tão bem. Estamos preparando uma grande festa para marcar esta data em homenagem aos nossos servidores”, afirmou o secretário Roberto Wagner Mariz Queiroga.

A festa terá início às 20h e contará com a presença do prefeito e de secretários do município. Além das atrações musicais, a noite também será marcada pelo sorteio de brindes entre os servidores. A bebida será servida gratuitamente. Na manhã desta quinta-feira (30), as senhas para ter acesso ao local da festa estarão sendo entregues nos setores de Recursos Humanos das secretarias. Na sexta-feira, o expediente nas repartições do município será facultativo.

Inscrições para espetáculo da Paixão de Cristo 2015 serão abertas dia 28 de novembro

A temporada abrangerá oito apresentações, que serão encenadas de 2 a 5 de abril

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lançou o edital de seleção do espetáculo da Paixão de Cristo 2015. As inscrições, que serão abertas de 28 de novembro a 6 de janeiro, serão aceitas presencialmente (na sede da fundação, situada na Rua Duque de Caxias, 352, Centro) ou via postal, exclusivamente por Sedex.

A temporada abrangerá oito apresentações, que serão encenadas de 2 a 5 de abril, na Praça Vidal de Negreiros (Ponto de Cem Réis), como têm sido nos últimos anos. O edital está disponível no link http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/funjope/paixao-de-cristo-2015/. “Além de ser uma história belíssima, a Paixão estimula o teatro e revela os talentos dramatúrgicos locais”, reconhece o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.

A montagem selecionada receberá uma premiação no valor de R$ 260 mil, R$ 36 mil a mais do que o investido neste ano. Como se trata de uma superprodução voltada para uma plateia de milhares, deve mobilizar, no mínimo, 35 atores e 12 bailarinos.

Poderão se inscrever companhias ligadas à produção cultural sediadas em João Pessoa, constituídas legalmente há pelo menos dois anos e que tenham realizado três espetáculos teatrais. O diretor também deve ter experiência na direção de cinco montagens de renome.

Comissão de Orçamento da Assembleia divulga calendário de tramitação do projeto da LOA

A LOA estima a receita e fixa a despesa do Estado. Raniery Paulino será o relator 

A Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), divulgou, na tarde desta quarta-feira (29), o calendário de tramitação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício de 2015.

A LOA estima a receita e fixa a despesa do Estado. O deputado Raniery Paulino (PMDB) será o relator do projeto.

De acordo com o calendário de tramitação, o prazo para apreciação do parecer preliminar é até o dia 5 de novembro, e ele deverá ser publicado no dia 6 do mesmo mês.

Entre 7 e 21 de novembro, será realizada uma audiência pública para debater a proposta com os deputados, entidades e a sociedade civil organizada. As emendas parlamentares ao projeto deverão ser apresentadas também entre 7 e 21 de novembro.

JP: Preço das flores apresenta variação de até 650%

A pesquisa auxilia o consumidor nas compras de flores para o Dia de Finados

Uma variação de até 650% foi encontrada nos preços de flores em João Pessoa, de acordo com pesquisa realizada nos dias 28 e 29 de outubro pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). Foram pesquisados 18 itens em seis estabelecimentos da Capital. A maior diferença, R$13,00, ficou com a unidade da rosa tipo 2 Recife, com preços que variam entre R$ 2,00 (Moça Flores e Rosa Mística) e R$ 15 (Fábia Flores).

A menor variação de preços, 25%, ficou com a grinalda pequena de flores do campo, entre R$ 80,00 (Fábia Flores, Rosa Mística e Floricultura Independência) e R$ 100,00 (Floricultura Capixaba), uma diferença de R$ 20,00.

A pesquisa tem como objetivo auxiliar o consumidor nas compras de flores para o Dia de Finados, no próximo domingo (02), momento em que as famílias costumam se reunir para homenagear seus entes queridos que já faleceram.

Prefeito entrega enxovais para 150 gestantes em estado de vulnerabilidade social

Para ter direito ao benefício, as mães precisam ser encaminhadas por qualquer um dos 11 Centros de Referência em Assistência Social (Cras) da Capital

Com carinho, conforto e cuidado já nos primeiros dias de vida. É assim que serão recebidos 150 bebês, cujas mães foram contempladas pelos kits de enxovais entregues pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na manhã desta quinta-feira (30). Os kits fazem parte do programa “Um Novo Olhar para o Nascer”, realizado pelo Balcão de Direitos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), que atende cerca de 2.400 mães anualmente. A entrega foi feita pelo prefeito Luciano Cartaxo durante evento no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

“Este ato simboliza o nosso propósito, que é justamente cuidar das famílias, das crianças”, declarou o prefeito Luciano Cartaxo. “Não estamos apenas entregando enxovais, mas ofertando a possibilidade de que essas crianças venham ao mundo com mais dignidade. Nossa gestão tem olhado para a infância de uma forma especial, garantindo os cuidados desde o acompanhamento pré-natal até, mais tarde, com a oferta de uma educação de qualidade em nossos Creis”, complementou.

A primeira-dama do Município, Maísa Cartaxo, destacou a importância desse apoio neste momento que é um dos mais importantes da vida da mulher. “A Prefeitura tem esse carinho e se empenha para garantir todo o acompanhamento social e de saúde que as mães e as crianças precisam”, destacou.

Futuro – Para muitas mães, o apoio oferecido pela Prefeitura de João Pessoa é a única fonte de amparo durante todo o período de gravidez. “Eu não tenho condições de criar, por isso cheguei a pensar em dar a criança quando ela nascesse”, contou Samila de França, de 23 anos, que está grávida de Sophia. “Vim ao Balcão de Direitos e eles conversaram comigo, disseram que iam me ajudar no que eu precisasse e foi por isso que decidi ficar com minha família”, revelou.

Joycilene Lima, de 20 anos, aguarda a chegada da pequena Maria Laura, mas conta que não teve condições de fazer muitos preparativos. “Eu não tinha quase nada até agora, não pude comprar nada. Com esse enxoval, ela vai poder ser bem cuidada, ter as coisinhas dela. Foi uma grande ajuda”, afirmou.

Enxovais - Cada gestante contemplada recebeu um kit com colchão e lençóis de berço, cueiro, mosquiteiro, fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas para o bebê, banheira, produtos de higiene e toalhinha de banho, entre outros itens. Os enxovais são financiados com recursos próprios da PMJP, que entrega cerca de 200 unidades todos os meses, chegando a um total de 2400 mães atendidas anualmente.


Câmara Municipal de João Pessoa vai convocar classificados do último concurso público

A informação foi confirmada pelo presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), durante o Jornal da Câmara. Aproximadamente, cinco cargos serão contemplados

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), anunciou, durante entrevista ao Jornal da Câmara desta quarta-feira (29), que a Casa vai chamar 12 aprovados e classificados no último concurso público para o Legislativo. O certame foi realizado em 2012, com validade de um ano e prorrogável por mais um.

De acordo com Durval Ferreira, a decisão foi acatada junto à Diretoria-geral do Legislativo Municipal devido à existência de vagas abertas referentes a servidores que se aposentaram ou assumiram trabalho em outros órgãos públicos.

“A previsão é de que, até o final deste ano, possamos fazer o chamado de aproximadamente 12 classificados no último concurso público da CMJP. Esses concursados deverão assumir as vagas de de Consultor Contábil; Consultor Jurídico; Técnico Legislativo; Técnico de Informática; e Redator de Atas.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputados debatem sobre a tramitação da LOA 2015

Outro tema abordado, na tribuna do plenário Deputado José Mariz, foi o resultado do segundo turno das eleições no Estado

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (29), ficou marcada pelas discussões em torno do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), referente ao exercício de 2015. Outro tema abordado, na tribuna do plenário Deputado José Mariz, foi o resultado do segundo turno das eleições no Estado.

O deputado Raniery Paulino (PMDB), presidente da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária da ALPB, abordou a tramitação da LOA 2015. Segundo ele, o momento agora é de organizar o calendário de tramitação do projeto. “Estamos construindo uma agenda positiva de trabalho. É importante que os colegas parlamentares colaborem e adequem o seu tempo em relação às discussões e a apresentação de emendas ao projeto”, afirmou.

Branco Mendes (PEN) abordou o resultado das eleições no Estado. “Durante três anos e quatro meses eu fiz parte da bancada do governador e sempre votei favorável às matérias de interesse da Paraíba. Assim também o fiz, mesmo após deixar a bancada. Sempre fui um parlamentar coerente e vou manter a minha conduta. Desejo ao governador reeleito que faça um bom governo”, afirmou.

Janduhy Carneiro diz que a Assembleia não pode ficar submissa a nenhum outro Poder

Parlamentar acredita que a nova mesa diretora da Assembleia Legislativa se manterá independente com relação aos outros poderes constituídos

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba, disse na manhã dessa quarta-feira, 29, que o Poder Legislativo tem que manter a sua independência, de acordo com o que reza a Constituição Brasileira, e não ficar submisso a outro poder.

O parlamentar defende que todos os deputados, independentemente de partido, escolham um nome para dirigir a Casa Epitácio Pessoa com altivez e independência, uma vez que caso contrário quem sairá perdendo é o povo, pois a Assembleia não pode servir de sucursal de um outro poder.

“Fica a critério de ada parlamentar escolher se quer um poder independente, como ocorre atualmente, ou se deseja um poder subserviente ao Palácio da Redenção. Sou da opinião de que precisamos manter a nossa independência, pois assim determina a nossa Constituição Federal. O Poder Legislativo não pode ficar submisso a nenhum outro poder”, declarou o deputado Janduhy Carneiro.

Veneziano Vital diz que PMDB não pode varrer as traições para debaixo do tapete

Segundo Veneziano, esta é uma realidade que o partido não pode esconder e a posição de muitos peemedebistas é vista com preocupação, considerando o futuro da legenda

De Brasília, onde participa de reunião do PMDB Nacional para discutir os rumos do partido a partir das Eleições 2014, o deputado federal eleito Veneziano Vital do Rêgo (PMD-PB) disse nesta quarta-feira (29) que o partido vai se posicionar e tomar uma decisão sobre os peemedebistas que traíram a legenda no pleito deste ano.

Segundo Veneziano, esta é uma realidade que o partido não pode esconder e a posição tomada por muitos peemedebistas é vista com preocupação, considerando o futuro da legenda para as próximas eleições estaduais e nacionais. “Não faremos ‘caça às bruxas’, mas não podemos varrer para debaixo do tapete as traições, não dá para esconder essa realidade vivenciada nestas eleições pelo PMDB paraibano”.

Veneziano lembrou que, em 2016, ocorrerão eleições municipais e o partido tem que estar certo dos candidatos que irá lançar em cada cidade. “Daqui a dois anos, teremos eleições municipais, que serão preparatórias para as próximas eleições estaduais e nacionais de 2018, e é preciso que saibamos com quem vamos conviver”, afirmou.

Ele lembrou que, diante das dificuldades vivenciadas na campanha deste ano, o PMDB, na Paraíba, saiu muito bem do processo eleitoral. “Por tudo o que passamos, podemos dizer que saímos dessa eleição vitoriosos”, afirmou o deputado eleito, lembrando que o partido fez o senador José Maranhão, três deputados federais (a maior bancada da Paraíba na Câmara Federal) e quatro deputados estaduais (a segunda maior bancada da Assembleia).

Prefeito entrega sexto Crei este ano e garante vagas para mais 80 crianças no Geisel

As inscrições para o Crei Geisel II estarão abertas a partir das 8h desta segunda-feira (3)

O bairro do Geisel foi mais um a ser beneficiado com o novo padrão instituído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para a Educação Infantil. Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito Luciano Cartaxo inaugurou o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Olga Maria de Figueiredo, localizado na Rua José Inácio da Silva. A unidade, a sexta entregue só este ano, recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão e vai atender 80 crianças.

“A abertura de novas vagas em educação infantil é uma política nacional e a cidade de João Pessoa está fazendo a sua parte com muito planejamento e organização”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Este é o sexto Crei que entregamos este ano, e com a mesma característica, que é levar um serviço de qualidade para perto de quem mais precisa. Temos certeza que nossas crianças serão cuidados com muito zelo e carinho”, complementou.

Uma das crianças beneficiadas será a pequena Sophie Cristina, de 1 ano e 5 meses. Ela é filha de Rhaíza Pereira, de 24 anos, que conta já ter procurado creches particulares para deixar a filha enquanto trabalhava. “Eu fiz a matrícula, mas logo precisei tirá-la de lá porque não podia pagar a mensalidade. É uma alegria ver um espaço como este, que é ainda melhor que a particular, e o melhor, perto de minha casa”, afirmou.

A dona de casa Luciana Cavalcante pretende matricular Rebeca, de 3 anos, para poder trabalhar. “A gente fica sem palavras para definir um lugar como este. Vemos que vale a pena confiar em deixar nossos filhos e buscar nosso sustento. A creche é fundamental para que as mães possam trabalhar e também crescer na vida. Temos que parabenizar as autoridades por estarem pensando nas nossas necessidades”, destacou.

Por exigência do Conselho Federal da Ordem, OAB executará judicialmente advogados inadimplentes

A execução judicial é uma exigência do Conselho Federal da Ordem e a Paraíba precisa fazer a sua parte para que possamos reduzir a inadimplência a patamares aceitáveis

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), irá iniciar, na próxima segunda-feira (03), a fase de execução judicial de cerca de seis mil advogados inadimplentes com a anuidade da Instituição.

De acordo com o diretor tesoureiro da OAB-PB, Marcus Túlio Campos, o processo de renegociação das dívidas dos advogados com a Instituição começou no ano passado e este ano foram enviadas notificações para que os inadimplentes comparecessem a sede da Ordem e regularizassem os débitos. “Como muitos advogados não regularizaram a situação, iniciaremos as execuções na próxima segunda”, destacou.

Marcus Túlio ressalta que a inadimplência caiu de 53% para 47% na OAB-PB, desde o início da atual gestão, mas enfatiza que o número ainda é extremamente alto para os padrões de outros estados.

Empresas criam calçados e acessórios em couro com identidade cultural paraibana

Produção faz parte do projeto Identidade Paraíba. Peças serão expostas no Inspiramais, que será nos dias 13 e 14 de janeiro de 2015, em São Paulo

A identidade cultural paraibana estará presente em calçados e acessórios produzidos por oito empresas paraibanas a partir de 2015. Através do projeto Identidade Paraíba, promovido em parceria com o Sebrae Paraíba, o estilista Walter Rodrigues e o Instituto By Brasil realizaram consultorias em fábricas de calçados do Estado para criação de produtos diferenciados com elementos regionais.

Segundo a gestora do Arranjo Produtivo (APL) de Calçados do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, haverá apresentação dos novos modelos de calçados durante o evento Inspiramais,  que acontecerá nos dias 13 e 14 de janeiro de 2015, no centro de Convenções do Shopping Frei Caneca em São Paulo (SP).

Walter Rodrigues avaliou de forma positiva a primeira consultoria realizada na Paraíba. “Os trabalhos já estão sendo finalizados em todas as empresas com um resultado surpreendente. Buscamos inspirações para seus produtos na arquitetura local, nos sabores e nos sítios arqueológicos da Serra da Borborema. Os fazeres ancestrais formaram um caminho para encontrar a originalidade, sem resvalar para o folclórico, procurando valorizar o artesanal”, comentou.

Dos eleitos, 11 governadores não terão maioria nas Assembleias; Na Paraíba placar é 16X20

Outros 11 devem enfrentar problemas para aprovar propostas no plenário

Dos 27 governadores eleitos neste ano, 15 devem ter maioria nas Assembleias Legislativas de seus estados, de acordo com levantamento feito pelo G1. Outros 11 devem enfrentar problemas para aprovar propostas no plenário, já que a oposição deve ser mais numerosa. Já no caso do Distrito Federal, ainda não é possível saber como será a situação a partir de janeiro de 2015.

Para determinar o total da base aliada, foram considerados os deputados estaduais cujos partidos integraram as coligações dos governadores eleitos. Também foram contabilizados os políticos das siglas que apoiaram os eleitos no segundo turno, quando este foi necessário. Por isso, o número pode sofrer alterações até 2015, já que as composições ainda estão sendo negociadas.

A bancada com a maior "folga" é a do Amapá, em que Waldez Góes, do PDT, deve governar com o apoio de 20 dos 24 deputados estaduais eleitos - o que representa 83,3% do total. Apenas dois deputados do PSB e dois do PSOL devem lhe fazer oposição.

Já entre os 11 estados em que os governadores terão minoria, a situação mais apertada é no Maranhão. Flávio Dino (PC do B) deve ter o apoio de apenas 13 dos 42 deputados, o que significa que 29 devem ser da oposição - ou 69% das cadeiras.


TSE proclama resultado provisório das eleições para presidente da República no 2º turno

Proclamação definitiva do resultado ocorrerá após o julgamento dos relatórios dos grupos de estados relatados pelos ministros do Tribunal

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, proclamou, na sessão dessa terça-feira (28), o resultado provisório do segundo turno das eleições presidenciais de domingo (26). O ministro informou que os candidatos da coligação Com a Força do Povo, Dilma Rousseff, e seu vice Michel Temer, tiveram 54.501.118 votos (51,64% dos votos válidos) e os candidatos da coligação Muda Brasil, Aécio Neves e seu vice Aloysio Nunes Ferreira, receberam 51.041.155 votos (48,36% dos votos válidos).

“De acordo com o relatório, ora examinado, constata-se que Dilma Rousseff e Michel Temer obtiveram a maioria absoluta dos votos válidos, consoante o disposto no artigo 77, parágrafo segundo, da Constituição Federal de 1988, e no artigo 2º da Lei 9.504, de 1997”, disse o ministro.

Dos 142.822.046 eleitores aptos a votar no segundo turno foram apurados 112.683.879 votos para as eleições presidenciais no dia 26 de outubro. Dos votos apurados, 105.542.273 foram votos válidos, 1.921.819 votos em branco e 5.219.787 votos nulos. Ao proferir seu voto sobre os relatórios apresentados, o ministro comunicou não haver votos anulados ou votos apurados em separado.

Tribunal Superior Eleitoral libera votação de Raoni, mas quadro permanece inalterado na Assembleia

O candidato afirmou que ‘fica uma demonstração clara que mesmo com tudo, nossa votação é reconhecida nas duas instâncias’

O quadro com a totalização dos votos permanece o mesmo, apesar de ter sido liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o quantitativo do vereador e ex-candidato a deputado estadual, Raoni Mendes (PDT). O parlamentar comemorou o reconhecimento da votação, apesar de não ter sido eleito para o cargo.

Em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, o deputado afirmou que ‘fica uma demonstração clara que mesmo com tudo, nossa votação é reconhecida nas duas instâncias’. Para o vereador, a liberação ‘é um bálsamo de renovação’ e o reconhecimento das pessoas que confiaram a ele o voto. “Foi feita a justiça”, diz.


Federação Paraibana de Futebol lança edital para eleições de dezembro

Pleito vai acontecer no dia 12 e deve contar com até seis candidatos a presidente

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou na noite de ontem, o edital de convocação para as eleições que vão escolher o novo presidente da entidade estadual. A Junta Administrativa que atualmente comanda a FPF definiu que o pleito será no dia 12 de dezembro, na sede da Federação. As chapas que quiserem participar do pleito podem se inscrever entre os dias 10 de novembro e 2 de dezembro.

A primeira chamada acontece às 8h, enquanto a segunda e última chamada vai ser uma hora depois.

Na Assembleia Ordinária Geral Eletiva também vão ser escolhidos o vice-presidente da FPF e os membros do novo Conselho Fiscal que vai acompanhar as atividades financeiras da próxima gestão. Estão aptos para votar clubes profissionais de toda a Paraíba, amadores de João Pessoa, e Ligas de Futebol de todo o Estado, que estejam de forma regular perante a entidade.

A eleição pode ter um número recorde de chapas inscritas. Seis nomes já demonstratam interesse em concorrer à presidência da FPF, a começar por dois membros da Junta Administrativa: Ariano Wanderley (que já tinha anunciado candidatura) e João Máximo, que confirmou ontem a intenção de concorrer. Ele, no entanto, negou qualquer rompimento com Ariano.

Paraibano Hulk rebate críticas Diogo Mainardi ao NE

O Jornalista Diogo Mainardi atribuiu a vitória de Dilma Rousseff aos votos do nordestinos que, segundo ele, são "bovinos"

O atacante Hulk postou mensagem nas redes sociais rebatendo o jornalista Diogo Mainardi, que fez críticas ao Nordeste durante o programa Manhattan Connection, da Globo News.

Paraibano, o jogador do Zenit, da Russia, chamou o jornalista de arrogante e ignorante. Mainardi fez duras críticas ao povo nordestino em virtude da grande votação de Dilma Rousseff na região.

"Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainardi não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anísio. Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior. Infelizmente o Mainardi demostra ignorância e arrogância quando crítica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainardi, respeite o Nordeste!", escreveu Hulk.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Prefeitura de JP inaugura Crei no bairro do Geisel

O Crei Geisel II vai atender 80 crianças, sendo 10 bebês com idade de 6 meses a 1 ano, 20 que estejam na faixa de 1 a 2 anos, 25 com 2 anos de idade e 25 com 3 anos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, inaugura nesta quarta-feira (29), às 9h, o sexto Centro de Referência de Educação Infantil (Crei) deste ano. A nova creche fica localizada no bairro do Ernesto Geisel II, na rua José Inácio da Silva, próximo ao Conjunto dos Radialistas. As unidades entregues atendem cerca de 500 crianças.

“A Educação Infantil tem sido uma das áreas prioritárias de investimento na nossa gestão porque entendemos a importância de investir em nossas crianças para formar cidadãos para o futuro”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo, destacando a qualidade das creches à população de João Pessoa. “Este Crei vai representar uma nova vida para as crianças do Geisel e para as mães, que agora vão poder trabalhar tranquilas”, acrescentou.

O Crei Geisel II vai atender 80 crianças, sendo 10 bebês com idade de 6 meses a 1 ano, 20 que estejam na faixa de 1 a 2 anos, 25 com 2 anos de idade e 25 com 3 anos de idade. A unidade de ensino será a única do Brasil tipo C, construída com a Metodologia Inovadora (MI) de PVC concretado. Além de ter um processo mais rápido de construção, o método também evita desperdício de materiais e mantém o canteiro de obras mais limpo.

Marina Silva sinaliza saída no PSB para buscar a criação do Rede Sustentabilidade

Ao lado de dirigentes e militantes da Rede Sustentabilidade, a ex-senadoravai buscar os meios efetivos para obter o registro do partido

A ex-senadora Marina Silva divulgou uma nota, na tarde desta terça-feira (28), em seu perfil em uma rede social sinalizando que deixará o PSB, onde disputou a Presidência da República. Ela irá se dedicar à criação efetiva do partido Rede Sustentabilidade, missão que vem desempenhando desde 2013.

A nota afirma que “A ex-senadora Marina Silva reafirma seu compromisso e disposição de, ao lado de dirigentes e militantes da Rede Sustentabilidade, buscar os meios efetivos para obter o registro do partido. [Marina] Não está, portanto, interessada em buscar alternativas para sua militância partidária”.


Os correligionários de Marina devem retomar nos próximos dias a coleta de assinaturas em apoio à criação do Rede, que necessita de 500mil assinaturas.

Usuários da NET serão ressarcidos por problemas com internet em João Pessoa

Empresa informou na manhã desta terça-feira que houve um trabalho de manutenção necessário em João Pessoa

Usuários da NET, operadora de TV a cabo, telefone e internet, usaram as redes sociais para reclamar de problemas nos serviços de internet em João Pessoa durante a segunda-feira (27). A empresa informou nesta terça-feira (28) que tudo já teria sido resolvido.

Os clientes fizeram queixas de que a internet da NET estaria lenta ou sem funcionar em bairros como Torre, Bessa, Cristo, Mangabeira, Centro e Bancários. As reclamações foram publicadas no Twitter, no WhatsApp e também pelo Facebook.

"É só em João Pessoa que a NET está fora do ar?", escreveu Anderson no Twitter. Já o estudante Yanko Duarte exclamou: "Gente, minha NET não pega", acompanhando pelo colega Edson Lira: "Nem a minha". O estudante Marcelo Nóbrega também comentou: "Usuários da NET têm reclamado de problemas e instabilidade na internet".

Governador Ricardo Coutinho fará mudanças antes de 2015 para acomodar PT e PMDB

Antes mesmo da eleição, já se comentava que o PMDB pode ter duas secretarias, uma delas poderia ser, inclusive, a pasta da Educação. O PT também aspira indicar auxiliares

O governador Ricardo Coutinho não deve esperar até 1º de janeiro, quando será reempossado no Governo do Estado, para anunciar seu novo time de auxiliares. Segundo admitiu, nas últimas horas, Ricardo deve começar a proceder as mudanças, ainda este ano, com o objetivo de acomodar os novos parceiros, especialmente o PT e o PMDB.

Aliás, nas últimas horas, no pós-operatório das urnas, seus principais aliados, tanto no PT, quanto no PMDB, já sinalizaram para lembrar a importância de suas parcerias em sua vitória. Assim, é esperado que o governador anuncie, dentro dos próximos dias, os cargos que serão ocupados pelos dois partidos, inclusive para selar o pacto que veio das urnas.


Senado retoma trabalho com pauta trancada

Medida Provisória traz aumento de salário e de benefícios aos policiais federais no momento em que ‘Petrolão’ é investigado

Passadas as eleições, o Senado retoma o trabalho nesta terça-feira (28) ainda sem pauta definida de votação. Na primeira sessão em Plenário depois do segundo turno, os senadores têm a ordem do dia trancada por duas medidas provisórias.

O problema é que o primeiro item da pauta, a MP 650/2014 precisa ser votada nesta terça-feira para não perder os efeitos, pois tem validade até 28 de outubro. O texto fez alterações nas carreiras do departamento de Polícia Federal e concedeu aumento a agentes escrivães e papiloscopistas, além de peritos agrários.

AUMENTO - Com o aumento, os policiais em inicio de carreira, que ganhavam R$ 7.514,33 antes da MP, passaram a receber R$ 8.416,05 em junho deste ano e chegarão a R$ 8.702,20 em janeiro de 2015. Os da classe especial, que ganhavam R$ 11.879,08, estão recebendo R$ 13.304,57 e passarão a receber R$ 13.756,93 em 2015.

TRT na Paraíba abre licitação para compra de itens do programa Trabalho Seguro

O objetivo é atender as necessidades da instituição, conforme normas do Edital

O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) vai realizar, a partir das 10h do dia 31 de outubro, licitação na modalidade Pregão Eletrônico, do tipo menor preço, para adquirir brindes (canecas, sacolas e lanternas), a serem utilizados nas ações referentes ao Programa de Acidentes de Trabalho no âmbito do Tribunal da 13ª Região.

O objetivo é atender as necessidades da instituição, conforme normas e condições do Edital que estarão à disposição dos interessados na Internet, através do site "www.trt13.jus.br" e na Sala da Comissão Permanente de Licitação, instalada na Sede do TRT (2º andar), situada na Avenida Corálio Soares de Oliveira, s/n, Centro, João Pessoa-PB.

O presidente da Comissão Permanente de Licitação João Sexto Neto Vilar de Oliveira disse que outras informações podem ser obtidas no endereço acima citado, das 7h às 17h (horário de João Pessoa-PB) ou pelo telefone (83) 3533-6068, bem como por intermédio do correio eletrônico cpl@trt13.jus.br.

Prefeitura de João Pessoa investe na valorização e bem estar dos funcionários municipais

Desde 2013, Cartaxo investe em um trabalho com foco no reajuste salarial, concurso público e no desenvolvimento de práticas que garantem o bem-estar dos servidores

Com foco na humanização dos serviços a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) comemora nesta terça-feira (28), o Dia do Servidor Público com avanços também na política de valorização do servidor. Desde o início de 2013, o prefeito Luciano Cartaxo tem investido em um trabalho com foco no reajuste salarial, concurso público e no desenvolvimento de práticas que garantem o bem-estar dos funcionários públicos.

Pela primeira vez os servidores agora contam com uma data-base para assegurar o ganho salarial todos os anos. Depois de muitos anos de reivindicação, o prefeito Luciano Cartaxo oficializou que no dia 30 de junho de todos os anos será anunciado o reajuste dos servidores da Prefeitura.

Além deste benefício que demonstra o compromisso do governo municipal com os servidores, somente no ano passado e neste ano, a Prefeitura já concedeu reajustes que representaram uma melhoria salarial de 15,02%, e um ganho real de 5,82% acima da inflação. O último reajuste foi anunciado no dia 27 de junho, quando, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) no mesmo período, a inflação foi de 9,2%.

“A prefeitura tem garantido ganhos reais para os seus servidores, pois ultrapassam a inflação, o que é muito importante. E esta Data-Base definida pelo prefeito, fruto de muito diálogo com todas as categorias, é uma comprovação deste compromisso que o governo municipal tem com aqueles que exercem o dia a dia do trabalho da PMJP com tanta competência e respeito à população”, afirmou o secretário de Administração, Roberto Wagner Mariz Queiroga.


Flauta, percussão e violão no Projeto Arte Cultura

O projeto tem como tema principal a integração das artes e contará com a participação da escola Sesc Goiana do Estado de Pernambuco. Entrada gratuita

Flauta, percussão, violão, contação de histórias, desenho, dança e teatro, serão algumas das oficinas realizadas nesta quinta-feira (30), no Projeto Arte Cultura. A atividade acontecerá na Sala de Convenções II, às 9h30, na Estação Cabo – Ciências, Cultura e Artes, no Altiplano. O projeto tem como tema principal a integração das artes e contará com a participação da escola Sesc Goiana do Estado de Pernambuco. Entrada gratuita.

As oficinas realizadas acontecerão ao mesmo tempo, ou seja, simultaneamente, entretanto cada arte-educador responsável pela sua área dará uma deixa para que a próxima oficina tenha início.

Os arte-educadores responsáveis pelo planejamento da atividade desta quinta são: Luciano Oliveira (percussão), Gennentton Alves (flauta), Michel Soares (violão), José Carlos (contação de história), Wellandro Duarte (teatro), Hausman Santos (desenho) e Amanda Sarmento (dança). A atividade contará com 53 alunos de 8 a 10 anos, e prevê estimular a integração das artes entre o dialogo ocorrido através da música, dança e teatro.

O percussionista e arte-educador, Luciano Oliveira disse que o projeto agrega valor artístico e cultural às crianças e jovens de todas as idades. “Existe a questão da inclusão da arte na educação, onde os meninos e meninas que tem ou não vivência com esse movimento, tem a oportunidade de ter uma noção de como funciona todo o movimento, além de participarem de uma aula de campo, que busca expor a área de cada oficineiro”, comentou.


Em Brasília, Veneziano participa de reunião do PMDB Nacional com novos deputados federais

Será uma oportunidade de discutir os rumos do PMDB pós-eleição, para que o partido continue firme, forte, como a maior legenda do Brasil”, afirmou Veneziano

O deputado federal eleito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) viajou nesta terça-feira (28) para Brasília, onde participará de uma programação definida pelo Diretório Nacional do PMDB com todos os deputados federais eleitos em todo o país, no pleito do último dia 5 de outubro. A programação será realizada nesta terça, dia 28 e quarta, dia 29.

Na noite desta terça-feira Veneziano participa de um jantar oferecido pelo Diretório Nacional do PMDB a todos os novos parlamentares. Na quarta, acontecerá uma reunião na qual serão discutidos os rumos do partido, com o novo cenário político nacional e dos estados, a partir da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), do vice-presidente Michel Temmer (PMDB) e de governadores e vices do PMDB e aliados.

A discussão também terá como tema a posição do partido em cada estado da federação, o apoio do PMDB às candidaturas alinhadas com a orientação nacional do partido e as posições isoladas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios estaduais e municipais e demais lideranças do partido que seguiram ou não as orientações nacional e estadual, na eleição.

Emlur intensifica limpeza em cemitérios de JP

O trabalho de preparação começou na segunda quinzena de outubro, com uma operação envolvendo serviços de capinação, varrição, roça, coleta e pintura de meio fio

Equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) intensificam, esta semana, a manutenção dos cemitérios públicos de João Pessoa em virtude do Dia de Finados, dia 2 de novembro, data em que ocorre um aumento expressivo de visitantes. Aproximadamente 80 homens foram disponibilizados para essa ação. Nesta semana os agentes de limpeza executam serviços nos cemitérios Santa Catarina (Bairro dos Estados) e São José (Cruz das Armas) e Senhor da Boa Sentença (Varadouro).

“A Emlur mobilizou uma grande equipe para a preparação dos cemitérios para que a população preste suas homenagens em paz e em ambientes bem cuidados”, observou o superintendente da Emlur, Lucius Fabiani.

O trabalho de preparação começou na segunda quinzena de outubro, com uma operação envolvendo serviços de capinação, varrição, roça, coleta e pintura de meio fio. Esta semana as equipes passaram pelos cemitérios São Sebastião (Valentina Figueiredo). Na próxima semana serão executados os serviços no cemitério do Cristo Redentor.

Reeleita, Dilma Rousseff indicará ao menos seis nomes para o Supremo Tribunal Federal

Além de cadeira de Joaquim Barbosa, outras cinco vagas abrirão até 2018. Analistas não veem submissão, mas defendem escolha mais transparente

Reeleita para mais quatro anos de mandato, a presidente Dilma Rousseff terá como uma de suas tarefas obrigatórias no próximo mandato a nomeação de ministros para o Supremo Tribunal Federal, a mais alta corte do Judiciário brasileiro. Até o fim de 2018, ela deverá indicar os substitutos do ministro Joaquim Barbosa, que se aposentou em julho, e de ao menos outros cinco que completarão 70 anos entre novembro de 2015 e outubro de 2018 e terão de se aposentar compulsoriamente.

No período do próximo mandato, deverão deixar a corte Celso de Mello (que completa 70 anos e se aposenta em novembro de 2015), Marco Aurélio Mello (em julho de 2016), Ricardo Lewandowski (maio de 2018), Teori Zavascki (agosto de 2018) e Rosa Weber (outubro de 2018).

Qualquer outro ministro pode decidir sair antes, o que abriria vaga no STF. Atualmente, há só uma cadeira vazia, a de Joaquim Barbosa, que decidiu deixar o tribunal antecipadamente, antes de completar 70 anos. Dos atuais 10 ministros, 4 foram indicados por Dilma e 3 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até o final de 2018, serão 10 ministros indicados por presidentes do PT; daqueles nomeados em governos anteriores, sobrará apenas um, Gilmar Mendes, indicado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A indicação dos ministros do STF é uma das atribuições mais importantes do presidente, determinada pela Constituição. A indicação sempre passa pela análise do Senado, que sabatina o indicado e tem poder para aprovar ou rejeitar o nome – na história recente, rejeições nunca ocorreram; as últimas foram no governo de Floriano Peixoto (1891-1894).

A relevância das próximas indicações, a partir do ano que vem, também pode ser estimada por alguns julgamentos previstos no STF que impactam fortemente as contas do próprio Executivo.

Institutos acertam resultado das urnas na Paraíba

Números do Ipespe e Ibope para governo e presidente se aproximam dos resultados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral nas eleições 2014

Os institutos de pesquisa Ibope e Ipespe acertaram os resultados das eleições na Paraíba, tanto para o governo do Estado como para presidente da República. Ambas as pesquisas foram divulgadas pelo Jornal da Paraíba ao longo da campanha eleitoral. Dentro da margem de erro de cada instituto, os números se aproximaram dos dados oficiais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.

Tanto o Ibope como o Ipespe apontavam uma disputa apertada na Paraíba. No segundo turno, Ricardo Coutinho (PSB) virou o jogo e venceu a eleição para o governo do Estado com 52,61% dos votos. Seu adversário, Cássio Cunha Lima (PSDB), obteve 47,39%. Na eleição presidencial, Dilma Rousseff (PT) venceu na Paraíba com 64,26% dos votos contra 35,74% de Aécio Neves (PSDB).

Na pesquisa Ibope, Ricardo venceria a eleição com 53% dos votos válidos, enquanto Cássio obteria 47%. A margem de erro era de três pontos percentuais para cima ou para baixo. Pelos números da pesquisa Ipespe, o candidato do PSB se apresentava com 52% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB detinha 48% dos votos válidos. A margem de erro era de 2,6%. Na disputa para a Presidência da República, o Ibope apontava a vitória de Dilma na Paraíba com 63% dos votos válidos, ficando Aécio na segunda colocação com 37%. Já o Ipespe, dava a candidata do PT com 66% dos votos válidos, enquanto o candidato do PSDB aparecia com 34%.

Procon convoca direção de escolas para discutir reajuste abusivo nas mensalidades

De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, a reunião é importante porque já vai inibir possíveis abusos nos reajustes das mensalidades escolares

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) convocou as escolas particulares de João Pessoa para Mesa de Diálogo, que acontece no dia 11 de novembro, às 10h, na Sede do Procon-JP. Na oportunidade, os diretores devem apresentar planilha de custo que possa justificar o reajuste na mensalidade escolar. Também serão discutidos na reunião os itens que podem ser pedidos aos pais na lista de material escolar.

De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê, a reunião é importante porque já vai inibir possíveis abusos nos reajustes das mensalidades escolares. “Este é o período em que as escolas precisam definir o aumento que deve ser com base na planilha de custo, e os pais precisam ser certificados do que estão pagando, antes das matrículas, para que possam fazer seu planejamento financeiro”, disse.

O secretário explicou ainda que a escola deverá colocar o aumento numa planilha, justificando a majoração das mensalidades, conforme a Lei Federal 9870/99. “Os pais não devem se basear no simples comparativo de preços. Cada estabelecimento possui uma estrutura diferenciada e, portanto, é preciso prestar atenção ao custo-benefício de cada instituição".

As escolas privadas ficam obrigadas a divulgar, disponibilizando em suas secretarias ou local em que estiver realizando as matrículas escolares, cópia do texto da proposta do contrato de prestação de serviços educacionais, número de vagas por sala-classe, bem como a planilha de custo devidamente afixada em local visível ao público no período mínimo de 45 dias antes da data final para matrícula.

“O objetivo é o acesso de informação ao consumidor”, adianta o secretário, lembrando que “é um direito básico do cidadão, previsto no Código de Defesa do Consumidor, e a garantia de que o aluno não será surpreendido com um aumento abusivo na hora de efetivar sua matrícula”, disse.


Resultado em Minas pesou na reeleição de Dilma Rousseff, avaliam especialistas

Segundo professor, a ideia de que "quem conhece Aécio não vota" e "Aécio perdeu no seu estado", o estado que administra há muitos anos, foi um slogan muito forte

A derrota de Aécio Neves em Minas Gerais, seu domicílio eleitoral e estado em que governou por oito anos, pode ter sido um fator relevante para a vitória de Dilma Rousseff em sua reeleição. Na avaliação de especialistas mineiros, o mau desempenho de Aécio no estado depôs contra o candidato e o fez perder votos importantes.

Para o professor de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Federal de Viçosa, Diogo Tourino de Sousa, Minas foi “o fiel da balança, do ponto de vista numérico” e também do ponto de vista político, no sentido de converter eleitores de outros estados no momento em que Aécio passava a ser conhecido no Brasil.

“Minas teve uma importância muito grande na tônica da campanha da presidente Dilma no segundo turno. A ideia de que quem conhece Aécio não vota, e Aécio perdeu no seu estado, o estado que administra há muitos anos, foi um slogan muito forte que, de alguma forma, pautou o enfrentamento direto entre Dilma e Aécio no segundo turno. Então acho que se pode dizer, sim, que Minas teve um papel decisivo, não só pelo seu quantitativo de votos, mas sobretudo por esse elemento substantivo”, disse o professor.

Ainda na opinião de Tourino, a derrota do ex-governador no estado foi provocada por dois fatores decisivos. O primeiro foi o mau desempenho dos governos tucanos na educação em Minas. “Na retórica nacional, Aécio falava que elevou os índices educacionais no seu estado, que melhorou a educação, mas na prática os professores são pessimamente remunerados, as condições de trabalho nas escolas vêm caindo. Ou seja, a despeito da melhora dos índices, a avaliação subjetiva da educação no estado, sobretudo por seus atores, era muito negativa. E isso tem um impacto forte, porque a classe docente é formadora de opinião”, avalia.

João Pessoa começa a receber integrantes do COB

Os Jogos Escolares da Juventude Escolares irão acontecer nos principais equipamentos da cidade, como ginásios e centros esportivos

Integrantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já estão em João Pessoa para acompanhar os últimos preparativos da cidade para receber os Jogos Escolares da Juventude. A competição, que tem o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de várias secretarias, será realizada entre os dias 6 e 15 de novembro.

Até a abertura oficial dos jogos, os membros do COB estarão se reunindo com representantes de várias secretarias da gestão municipal e com voluntários que atuarão na competição. Além disso, a entidade esportiva irá acompanhar, junto com o Comitê Organizador Local (Col), os últimos detalhes com relação à montagem dos equipamentos, trabalho logístico e vistoria dos locais de competição, como destaca o secretário de Esportes, Edmilson Alves.

“A Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação montou o Comitê Organizador Local (COL) justamente para atuar em conjunto com o COB na montagem de toda a parte estruturante da competição, que envolve salas para convivência dos atletas, estrutura física dos equipamentos de informática, entre outros”, afirmou o secretário.

Sine de João Pessoa tem 860 vagas de emprego abertas para diversas áreas esta semana

Os interessados devem se dirigir ao Sine-JP de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Quem está em busca do primeiro emprego deve conferir as oportunidades da semana do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), que está intermediando 400 vagas para telemarketing sem exigência de experiência. O órgão está ofertando, esta semana, um total de 860 postos de trabalho para diversas áreas.

O comércio é outro destaque da semana, com 102 vagas para vendedores. Assim como as vagas de telemarketing, a escolaridade mínima exigida para os vendedores é o Ensino Médio completo. Algumas empresas exigem experiência e outras não.

Pessoas com deficiência também têm oportunidades nas seguintes vagas: pedreiros de fachada (10), motoristas de ônibus (5), cobradores de transporte (5), auxiliares de limpeza (2), atendentes de balcão (2), promotor de vendas (1), betoneiro (1), pedreiro (1), guincheiro (1) e carpinteiro (1).

Derrotado, Aécio Neves diz que prioridade de Dilma Rousseff deve ser unir o Brasil

Aécio disse encerrar a campanha com o sentimento do dever cumprido e citou o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé”

Em breve pronunciamento, em Belo Horizonte (MG), após a confirmação do resultado oficial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato derrotado à presidente pelo PSDB, Aécio Neves, disse ter cumprimentado a vencedora, Dilma Rousseff.

- Desejei sucesso no novo governo e disse que a prioridade deve ser unir o país – afirmou o senador mineiro, elogiando a colaboração de seu candidato a vice, o também senador Aloisio Nunes Ferreira (PSDB-SP).


Por fim, Aécio disse encerrar a campanha com o sentimento do dever cumprido e citou o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, cumpri minha missão e guardei a fé”.

Dilma agradece Vital pelo apoio e diz que ele foi padrinho da aliança que lhe garantiu votação

No 1º turno, Dilma obteve, na PB, 1.166.632 votos, garantindo um percentual de 55,61%. No 2º turno, Dilma ampliou a sua votação para 1.380.988 votos

A presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) telefonou nesta segunda-feira (27) para o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) para agradecer o seu empenho neste segundo turno da eleição presidencial, na Paraíba. Ela destacou o trabalho de Vital e a sua iniciativa de anunciar apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB), o que garantiu uma ampla aliança que fortaleceu a reeleição da petista.

Dilma disse que deve a espetacular votação que obteve na Paraíba, neste segundo turno, à condução que Vital deu ao PMDB, em favor da ampla aliança. “A presidente disse que o resultado da eleição na Paraíba foi um dos mais emblemáticos do Brasil, pois lhe garantiu um percentual de crescimento que chamou a sua atenção”, afirmou Vital.

No primeiro turno, Dilma obteve, na Paraíba, 1.166.632 votos, o que lhe garantiu um percentual de 55,61% dos votos válidos. No segundo turno, Dilma ampliou a sua votação para 1.380.988 votos, o que significou um percentual de 64,26% dos votos válidos, um aumento de quase dez pontos percentuais.


Renata Peluso ministra palestra sobre Shakespeare

As inscrições gratuitas estão sendo realizadas na Escola de Filosofia Nova Acrópole

Quem deseja conhecer mais sobre o poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare não pode perder a palestra ‘Ser ou não ser, Shakespeare em questão’. O evento será ministrado pela professora Renata Peluso, na próxima sexta-feira (31), a partir das 18h20, na sala de convenções dois da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

As inscrições gratuitas estão sendo realizadas na Escola de Filosofia Nova Acrópole de João Pessoa, localizada no bairro de Manaíra, próximo ao Habbi´s. O evento é uma parceria da Estação Cabo Branco com a Organização Internacional Nova Acrópole de João Pessoa. A ideia do circuito de palestras surgiu com o intuito de fornecer cultura de qualidade para a população paraibana.

A palestra terá como foco as obras Hamlet, Romeu e Julieta e Othelo. As obras de Shakespeare abordam as questões da vida de maneira profunda e completa, com personagens que apontam os conflitos humanos e revelam natureza da psique, tanto em seus aspectos torpes, quanto nos seus aspectos elevados.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Segundo turno entre Dilma Rousseff e Aécio Neves teve a disputa mais apertada desde 1989

A vitória de Dilma só foi conhecida às 20h30, com 98% das seções apuradas

O segundo turno entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) teve a disputa mais apertada para presidente desde 1989, quando o país voltou a ter eleições diretas para presidente. A vitória de Dilma só foi conhecida às 20h30, com 98% das seções apuradas. A petista terminou com 51,64% e o tucano, com 48,36%.

Em 1989, Fernando Collor de Mello (PRN) foi eleito no segundo turno, com 53,03% dos votos válidos, contra 46,97% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 1994 e 1998, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ganhou no primeiro turno, com 55,22% dos votos válidos (1994) e 53,06% (1998).

Em 2002, após três derrotas, Lula (PT) foi eleito pela primeira vez ao alcançar 61,27% votos válidos no segundo turno, contra 38,73% de José Serra (PSDB). Em 2006, Lula (PT) foi reeleito no segundo turno, com 60,83% dos votos válidos, contra 39,17% de Geraldo Alckmin (PSDB).

Novinho é eleito novo Presidente do Botafogo

Eleição aconteceu no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno; novo presidente anunciou parte da diretoria que irá trabalhar durante o biênio 2015-2016

O Conselho Deliberativo do Botafogo se reuniu, na manhã deste domingo (26), e elegeu a nova diretoria executiva do clube. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Maravilha do Contorno, no bairro do Cristo Redentor, Zona Oeste da Capital.

Antes de abrir a eleição, o Presidente Nelson Lira falou sobre o momento que viveu à frente da diretoria do clube, de 2012 a 2014. O alvinegro foi Bicampeão Paraibano e Campeão Brasileiro da Série D 2013 (título inédito para o futebol do estado).

“Nós não conseguimos profissionalizar por completo o clube como gostaríamos, mas tivemos muitas conquistas que eram nossos sonhos”, declarou Nelson.

Guilherme Carvalho (Novinho) e Breno Morais foram eleitos por aclamação Presidente e vice-presidente, respectivamente. Eles assumirão os cargos no próximo dia 1º de novembro.